Coisas da Nil - Pintura em tecido: agosto 2015

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Um suco e algumas frutas...

Ola bom dia! Como vão todos?
Espero que bem e em paz!
Como nos estamos num "inverno de mentirinha", onde as temperaturas estão quase batendo em 30 graus no meio de agosto, eu resolvi trazer uma jarra de suco bem geladinha e frutas bem frescas para diminuir o calor.
Essa é uma composição clássica e bem bonita para os panos de cozinha.

1 - Jarra com rosas, morangos e maça.
2 - Jarra e hibiscos.
3 - Jarra com frutas e rosas.

pintura em tecido jarra com suco e frutas caju, maça e uva

Pintura em tecido - Jarra de suco com cajus, maças e uvas.

Faça o fundo com diluente mais a cor siena natural, sombreie ao redor da jarra também. Acentue as sombras ao redor e dentro da jarra com o sépia.
Faça o chão com diluente mais as cores siena natural, verde oliva e sépia.
Pinte o suco dentro da jarra com diluente mais a cor amarelo bebe, sombreie com a cor melão e reforce as sombras próximo as frutas com o siena natural. Espere secar bem para fazer a transparencia da jarra.
Depois de bem seco faça o contorno da jarra com o branco e esfumace bem para dentro para fazer a transparencia. Faça os pontos de luz por cima do suco com o branco para dar a impressão do reflexo da luz no vidro.
Pinte as margaridas dando um fundo com a cor azul inverno. Sobre este fundo puxe as pétalas, uma a uma com a cor branca e espere secar um pouco. Com cor azul mar marque bem o contorno do miolo e acentue as sombras entre cada pétala, marcando bem a separação entre elas. Depois reforce a luz de cada pétala contornando uma a uma com o branco puro.
Faças o miolo das margaridas com amarelo ouro, caramelo e branco para iluminar. Contorne todo o miolo com batidinhas de sépia para fazer o polem.
Pinte as folhas das maças com verde menta, verde seco e branco.
Pinte a maça vermelha com amarelo ouro no meio, cubra com vermelho tomate purpura e vinho. Ilumine com o branco. Faça o talinho da maça com o sépia. Para pintar a gota de agua, faça um pequeno "u" com a cor vinho e depois dê um formato de pingo com o branco. Ilumine com um pontinho branco bem no meio da gota.
Pinte a maça verde com diluente mais a cor marfim no meio, sombreie com a cor amarelo limão, cubra com verde e verde pinheiro para sombrear. Ilumine com o branco. Faça os "cabelinhos" no fundo da maça com o sépia. Para pintar a gota use a cor verde pinheiro para a base e branco para dar formato a gotinha.
Pinte a folha do caju com amarelo limão no meio, cubra com verde musgo e contorne com o verde pinheiro. Faça a nervura central com verde pinheiro e ilumine com o branco.
Pinte a folha seca com ocre ouro, sombreie com caramelo e sépia. Ilumine com branco e faça a nervura central com a cor cerâmica.
Pinte o caju mais maduro com amarelo ouro e tangerina.
Pinte o caju mais verde, o que esta a esquerda, com amarelo limão, sombreie com verde musgo e  use a cor tangerina para acentuar as sombras.
Pinte o caju da direita com amarelo bebe, cubra com amarelo limão e use a cor laranja para acentuar as sombras.
Pinte a castanha com a cor azul marinho, sombreie com o sépia e ilumine com o branco.
Pinte a folha da uva com amarelo limão, cubra com verde oliva e contorne com verde Pantano. Faça as nervuras centras com o verde pântano. Ilumine com o branco.
Pinte a uva com rosa chá no meio de cada bago, cubra com o purpura e acentue a sombra entre cada um com o vinho. Ilumine com o branco. Faça o ponto de luz em cada baguinho da uva com uma virgula branca. Pinte o galho e os arabescos da uva com sépia e branco.
Para os miosótis dê uma base com a cor violeta e puxe as pétalas das flores com o branco. Faça galhos e arabescos como sépia.

O desenho usado nesta pintura de jarra de suco com frutas.

desenho de jarra de suco com cajus, maças e uvas para pintar

Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.