Coisas da Nil - Pintura em tecido: novembro 2014

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Menina Ginger.

Olá, bom dia! Como estão todos? Espero que bem e em paz.
Já estamos chegando ao final de mes de novembro mais ainda dá tempo de pintar bastante paninhos para o Natal. E para isso continuo mostrando algumas coisinhas diferentes para vocês.
Hoje trago mais um personagem, que assim como o Boneco de Neve e o Pinguim também teve sua imagem associada as festas natalinas, o Boneco de gengibre, ou como nos chamamos carinhosamente, o Boneco Ginger.

1 - Ginger cozinheira.
2 - Ginger entre mufins e cupcakes.
3 - Aceita um docinho...??!!

Hoje vamos conhecer, e pintar, uma linda boneca Ginger toda alegre com sua arvore de Natal...


Pintura em tecido - Ginger com arvore de Natal.

Começe fazendo o fundo com diluente mais a cor azul bebe bem esfumaçado ao redor da boneca.
Pinte o chão com a cor verde oliva e rustico para sombrear.
Pinte o rosto o braço e as pernas da boneca ginger com diluente mais a cor amarelo pele. Sombreie com o caramelo e ilumine com o branco para dar volume. Não esqueça de marcar bem com o caramelo a região dos olhos e a sombra do creme na cabeça e no braço da boneca.
Pinte os olhos da Ginger com as cores branco, marrom, jacarandá e preto. Contorne os ohos e faça os cilios e as sobrancelhas com o preto.
Pinte o nariz com rosa escuro, sombreie com o purpura e ilumine com o branco.
Faça as bochechas em forma de coração com a cor rosa chá e ilumine com o branco. Faça um ponto branco em cada bochecha.
Faça o contorno da boca com o sépia.
Pinte o creme na cabeça e no braço da boneca com a cor branca. Espere secar um pouco e sombreie com o azul caribe. Ilumine com o branco.
Pinte a touca e o vestido da boneca Giger com diluente mais a cor azul celeste. Espere secar e faça a estampa de sua preferencia com a cor azul ceruleo. Espere secar novamente e sombreie com a cor azul turquesa. Ilumine com luz seca branca. Faça um enfeite na manga e na gola do vestido com a cor branca e um pincel bem fino.
Pinte as folhas do azevinho na touca da boneca com as cores verde pinheiro de um lado e branco do outro, misture um pouco as duas mas sem cobrir totalmente. Contorne as folhas com a tinta dimensional glitter ouro.
Pinte as frutinhas com vermelho vivo e sombrei com o vinho. Ilumine com a cor amarelo ouro.
Para a parte fofinha da touca e o pompom use a cor branca, espere secar um pouco e sombreie com o cinza. Depois com um pincel pata de vaca bem carregado de branco vá dando batidnhas para faze este efeito "fofinho"
Pinte a botinha da boneca Ginger com a cor tangerina, sombreie com o purpura e ilumine com amarelo ouro. Faça a estampa de estrela no calcanhar da bota com um estencil e a cor amarelo metalico. Faça os ilhoes do cadarço com o ocre ouro e os cadarços com branco.
Pinte a arvore de Natal com verde kiwi. Espere secar e faça a estampa com o branco. Depois que a estampa estiver seca sombreie a arvore com o verde pinheiro. Faça os corações com o vermelho tomate e ilumine com amarelo ouro. Pinte a estrela no topo da arvore com ocre ouro e sombreie com caramelo. Contorne a estrela com dimensional glitter ouro.
Pesponte toda a arvore com a cor preta.
Faça os capins com as cores verde pinheiro, verde oliva. Puxe alguns traços com o verde soft para iluminar.  Pinte as florzinhas com a cor melão.

O risco usado nesta pintura de Ginger é da Artesã Maria Cidoca a quem agradeço muito pela generosidade.


desenho de boneca ginger com arvore de natal para pintar

Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cantando o Natal....

Ola bom dia!
Natal de verdade não pode ficar sem o universo divertido, ludico e cheio de docura dos bonecos de neve.

1 - Gostosura de Natal - Boneco de neve com cupcake.
2 - Boneco de neve malabarista!
3 - Que frio!!!!

pintura em tecido com tema de natal casal de bonecos de neve

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de casal de Bonecos de Neve.

Pinte o fundo ao redor dos bonecos com cinza metalico.
Pinte os bonecos de neve com branco (duas mãos) espere secar um pouco a segunda mão e sombreie com azul inverno. Ilumine com o branco puro para dar mais luminosidade.
Pinte os olhos do boneco com as cores branco, azul celeste, azul ceruleo e preto. Contorne os olhos e faça cilios e sobrancelhas com a mesma cor.
Pinte o contorno da boca com a cor preta, pinte o fundo da boca com o terra queimada e a lingua com o vermelho vivo. 
Faça as bochechas do boneco com sora chá beme sfumaçado.
Pinte o chapéu do boneco com a cor laranja (duas mãos) depois sombreie com o ceramica. 
Pinte o cachecol e a faixa no chapéu do boneco coma cor verde musgo (duas mãos) depois de seco faça as listras com a cor verde soft. Espere secar bem para sombrear com o verde pinheiro. Ilumine com luz seca branca. Faça a franja do cachecol com riscos feitos com um pincel filete e as cores verde musgo, verde soft e verde pantano.
Pinte as luvas do boneco com o azul caribe (duas mãos) e sombreie com o azul turquesa. Ilumine com luz seca branca.
Faça os retalho no corpo do boneco usando estencil. Para a gota usei as cores azul celeste, listras com a cor branca e pesponto com preto. Para a estrela usei a cor azul caribe e vermelho para as listras. Preto para o pesponto.
Pinte os olhos da boneca de neve com as cores branco, azul celeste, azul turquesa e preto. Contorne os olhos e faça cilios e sobrancelhas com a mesma cor. 
Pinte o nariz com a cor amarelo ouro e sombrei com a cor cenoura na parte mais arredondada e puxe a cor para a pontinha do nariz. Ilumine a ponta com o amarelo canario.
Pinte as bochechas com a cor rosa escuro bem esfumaçado e faça um pontinho branco em cada bochecha.
Contorne a boca com a cor preta e pinte o fundo da boca com o vinho. Pinte a lingua com o vermelho fogo.
Pinte a touca e o cachecol da boneca com a cor melão. Espere secar e depois de uma outra mão com a cor cenoura. Sombreie com o purpura e ilumine com amarelo ouro.  Pinte as listras na faixa da barra do cachecol com a cor palha. Contorne toda a faixa com pontinhos pretos para simular uma costura.
Pesponte todo o cachecol da mesma forma e faça a franja com as cores laranja, amarelo e vinho.
Pinte a luva da boneca com a cor pink (duas mãos) depois sombreie com o vermelho carmim e ilumine com luz seca branca.
Pinte a flor na cabeça da boneca com a cor amarelo de cadmio (duas mãos) e depois ilumine cada petala com omarelo canario, aplicando a tinta na ponta e puxando para o miolo. Pinte o miolo com verde folha e ilumine com amarelo canario e branco. Contorne o miolo fazendo um batidinho com o sépia.
Pinte os remendos em forma de coração no corpo da boneca de neve usando as cores vermelho vivo com bolinhas brancas para um; vermelho tomate com listras marfim para o segundo coração e a cor rosa escuro para o terceiro coração. Pesponte todos com a cor preta.
Pinte a partitura na mão dos bonecos. Para isto misture as cores ocre ouro e marfim e aplique duas vezes. Espere secar bem e sombreie com a cor marrom. Ilumine com o marfim.
Faça os arbustos secos com a cor rustico. 
Faça a neve nos galhos do arbusto e no chão com a acripuff branco.
Pinte a neve caindo com um estencil e a cor branca.

Eu ganhei este risco de uma amiga artesã que me pediu que não publicasse o risco aqui no blog. Infelismente vou ficar devendo para vocês, mas acredito que dá para copiar o desenho direto da pintura pronta.

Um grande abraço e fiquem com Deus.

sábado, 22 de novembro de 2014

Bota e bolas de Natal.

Olá bom dia!
Amiguinhos continuando nas pinturas natalinas em tecido hoje trago uma bota de Papai Noel cheia de bolas coloridas.
É um risco bem antigo, que já rodou por muitos natais..srsrsr mas ainda é muito fofo e super facil de pintar. Bom para quem não tem muita prática na pintura em tecido mas quer trazer o espirito natalino para seus panos de copa.
É mesmo para quem já é craque dos pinceis é bom variar um pouco e dar um descanso para o Papai Noel e para os lindos Bonecos de Neve e fazer outros associados ao Natal. Tem muita coisa legal aqui e sua casa vai adorar ficar toda linda para as festas de final de ano.

1 - Sinos, laços e bolas...é Natal...
2 - Natal em flor.
3 - Cozinha com roupa de Natal.

pintura em tecido bota de papai noel com bolas de natal

Pintura em tecido - Bota de Natal com bolas coloridas.

Faça o fundo com diluente mais a cor azul hortencia.
Pinte o chão com diluente mais a cor verde grama e sombrei embaixo da bota e das folahs com o verde pantano. Ilumine com a cor verde soft.
Pinte as folhas claras com a cor verde maça, sombreie com o verde seco e ilumine com o branco. Faça as nervuras no centro e o contorno das folhas com o verde pantano. Para as folhas secas use a cor mostarda, sombreie com o sépia e ilumine com o branco. Faça as nervuras e o contorno com a cor rustico.
Pinte as bolas das seguintes cores:
1 - a bola azul com branco no meio, cubra com azul celeste e sombreie com azul ceruelo e tiquinho de turquesa. Faça detalhes com tinta glitter ouro.
2 - bola amarela com branco no meio, cubra com a cor amarelo bebe e sombrei com a com melão e tiquinho de laranja.
3 - bola lilás com branco no meio cubra com a cor lilás bebe e sombreie com o lilás e com a cor amora. Faça detalhes com o glitter ouro.
4 - bola azul acinzentado. Pinte com o branco no meio, cubra com o azul soft e sombreie com a cor azul ardosia. Faça detalhes com a tinta glitter cafezal.
Pinte a bengala com as cores branco e cinza lunar para as listras brancas, e vermelho natal sombreado com purpura para as listras vermelhas. Faça bolinhas brancas na listras vermelhas e contorne toda a bengala com a cor preta fazendo pequenos pontinhos.
Pinte a bota com a cor amarelo ouro no meio, na ponta do bico e no calcanhar. Cubra toda a bota com a cor vermelho tomate e sombreie com o vinho.
Para a boca da bota aplique a cor branca, sombrei com o cinza e depois com um pincel pata de vaca vá dando batidinhas em toda a faixa com o branco para dar esta aparencia bem "fofinha"
Pinte a faixa da bota com a cor preta, espere secar e faça estampa usando estencil e a cor prata metalica.
Pinte a fivela da bota com a cor amarelo ouro, sombrei com siena natural e tiquinho de ceramica. Ilumine com o amarelo bebe.
Pinte os miosotis dando uma base com a cor rosa escuro e pink. Puxe as petalas com o branco e faça o miolinho das flores com a cor melão.

O risco usado para pintar esta bota e bolas de natal.

risco de bota com bolas de natal para pintura em tecido




quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Um Papai Noel meio hippie.....

Olá bom dia!
Continuando a minha saga das pinturas de Natal em pano vermelho, que parece até que não vai ter fim...srsrsrsr..hoje trago um Papai Noel country que eu copiei de um guardanapo de mesa.
No desenho original ele tinha um aspecto de lenhador da floresta, com algumas arvores ao lado, mas a adaptação que eu trouxe para mostrar para vocês deixou ele um pouco Hippie, tipo "paz e amor"...srsrsrsr.

1 - Mais um Papai Noel!!!
2 - Papai Noel quer docinhos...
3 - Noel e a Rena!

Em breve trarei a pintura original com as arvores estilo cupcake que ficam na lateral do bom velhinho, nesta eu substitui as arvores por um saco cheio de presentes...srsrsrsr.
Quem sabe o seu presentinho esta ai..srsrsrsrrs

pintura em tecido em estilo country papai noel

Pintura em tecido - Panô com Papai Noel em estilo country.

Lembre-se que nesta pintura em tecido com cor escura é necessário aplicar duas demãos de tinta para se chegar ao efeito desejado.
Faça uma mistura de azul caribe com tinta cinza metálica. Aplique esta mistura ao redor do desenho para fazer o fundo e o chão.
Pinte o rosto do Papai Noel com a cor salmão bebe (duas mãos) sombreie com a cor caramelo. 
Faça as bochechas com o vermelho vivo bem esfumaçado e sombreie a base do nariz com o vermelho também.
Faça os olhos com o preto e as sobrancelhas com o branco.
Pinte a roupa e a touca do Papai Noel com a cor rose. Espere secar e cubra com a cor vermelho tomate. Espere secar e faça a estampa no casaco e na touca com as cores preto e azul celeste.
Depois que a estampa estiver seca sombreie com a cor vinho.
Faça a barra do casaco e da touca com as cores verde kiwi e azul caribe. Espere secar e sombreie o verde kiwi com o verde seco e o azul caribe com o azul turquesa. Espere secar e depois faça listras na parte azul com a cor azul celeste e na parte verde apenas dê uma iluminada com luz seca branca.
Faça pequenos traços e "x" entre os pedaços da barra para simular uma costura. Para isso use a cor branca.
Com a tinta dimensional glitter ouro faça um ondulado acima da barra quadriculada do casaco. Faça o mesmo nos punhos.
Pesponte a vira na frente do casaco (o lugar aonde fica os botões) com um pontilhado preto e ilumine com o branco. 
Faça corações com tinta metálica ouro dentro da vira do casaco para simular os botões.
Faça um estrela na vira da touca com a tinta metálica amarela.
Depois que a roupa do Papai Noel estiver toda pronta, ilumine o casaco e a touca com luz seca branca.
Agora pinte a barba e o bigode do Papai Noel com a cor branca (duas mãos) depois sombreie com a cor azul caribe. Ilumine com o branco para deixa-la bem clarinha.
Pinte a boca do Papai Noel com a cor preta para o fundo e o vermelho vivo para a língua.
Pinte as botas do Papai Noel com a cor verde pântano. Depois de seca faça 3 traços na parte do cano da bota (perto do lugar dos cadarços) com a cor azul hortência. Ilumine a bota com o azul hortênsia e depois passe tinta dimensional acqua cristal sobre a parte iluminada para dar um efeito brilhante. Faça os ilhoes do cadarço com a tinta amarelo metálica. E faça os cadarços com a cor branca.
Pinte as luvas do Papai Noel com a cor azul celeste (duas mãos) e sombreei com o azul cerúleo. Ilumine com a cor azul soft. 
Faça uma espécie de estrela com 4 tracinhos em cada luva.
Pinte a placa com a cor palha (duas mãos) Sombreie com a cor jatobá e sépia para os detalhes da madeira. Faça as pequenas frutinhas com a cor cereja metálica e as folhas com o verde musgo. Escreva a frase com a cor rústico.
Para a parte fofinha do punho do casaco e do pompom da toca dê uma mão com a cor cinza lunar e espere secar. Depois com um pincel pata de vaca e as cores azul inverno e branco vá dando batidinhas até cobrir tudo. Não é para alisar e para deixar meio melado. Quando secar fica legal.
Pinte o saco com a cor areia (duas mãos) espere secar e faça a estampa com um estêncil e a cor siena natural. Depois de bem seco sombrei com a cor terra queimada e espere secar bem para depois iluminar com luz seca branca. 
Pinte o laço na boca do saco com verde kiwi e depois verde musgo. Sombreie com o verde bandeira e ilumine com verde kiwi. Depois de seco passe dimensional acqua cristal no laço.
Faça a neve no chão com a cor branca e passe a tinta acripuff branca em alguns pontos da neve.

O risco de Papai Noel usado nesta pintura.
desenho de papai noel com plaquinha para pintura em tecido

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Boas pinturas.

sábado, 15 de novembro de 2014

Mais um Papai Noel!!!

Ola bom dia!
Hoje trago mais um Papai Noel pintado em tecido vermelho; eles estão se multiplicando por aqui, dá um pouco de trabalho pintar num fundo tão escuro mas até que no final fica bem legal!
Aqui no blog tem outros exemplos de pintura em tecido vermelho, e muitas ideias para pinturas natalina.


1 - Papai Noel quer docinhos...

2 - Papai Noel Popozudo!!!

3 - Simbolos do Natal.



pano de copa vermelho com pintura de papai noel com enfeites de natal

Pintura em tecido - Pano de copa vermelho com Papai Noel.


Faça o fundo da pintura com a mistura de prata metalico com azul bebe,
Pinte o chão com cinza metalico e branco.
Pinte o rosto de Papai Noel com duas mãos da cor salmão bebe. Espere secar bem e depois sombrei com a cor caramelo. Sombrei as bochechas e o nariz com a cor vermelho vivo. Faça um ponto branco em cada bochecha. 
Pinte os olhos com o preto e as sobrancelhas com preto e depois cubra com a cor branca.
Pinte a touca e o casaco do Papai Noel com a cor rose e espere secar. Depois de bem seco cubra a touca tomate, espere secar e faça o xadrez com a cor palha. Depois de bem seco sombrei com a cor vinho. Espere secar e ilumine com luz seca branca. 
Para o casaco depois de bem seco cubra com a cor vermelho vivo. Espere secar novamente e depois sombrei com a cor vinho. Marque a vira de abotoamento do casaco com pequenos "xs" com a cor preta. Ilumine com luz seca branca e faça os botões com a cor preta.
Pinte a vira da touca, dos punhos e da barra do casaco com a cor palha. Espere secar e sombrei com a cor camurça. Ilumine com o branco e depois faça estampas de bolinhas grandes com a cor jatobá e bolinhas pequenas com a cor camurça. Faça pequenos pontos ao redor com a cor preta para simular pontos de costura.
Pinte a barba e o bigode do Papai noel com a cor branco. Espere secar e sombrei com a cor azul inverno. Reforce o branco para deixa-la bem branquinha. Faça pequenos simbolos como este aqui #, que é o do jogo da velha na barba com a cor azul inverno.
Pinte as luvas e as calças do Papai Noel com a cor verde kiwi. Espere secar bem e cubra com a cor verde musgo. Na calça faça um xadrez com a cor marfim. Espere as luvas e as calças secar bem e sombreie com a cor verde pinheiro. Ilumine com luz seca branca,
Pinte as botas com a cor beringela. Sombreie com o preto e ilumine com o azul hortência. Faça um batidinho no calcanhar e no bico da bota com a tinta metálica dourada.
Pinte o cordão de enfeites com a cor sépia e faça bolinhas com a cor azul celeste.
Pinte os corações com a cor rose, espere secar e depois cubra com a cor pink. Faça 2 pontos no meio do coração com a cor vinho, por onde vai passar o fio sépia e pesponte ao redor do enfeite com a cor preta. Depois de seco passe o dimensional acqua cristal no coração para ficar brilhante.
Pinte a flor com a cor amarelo canario, espere secar e depois cubra com a cor amarelo de cadmio. Faça 2 pontos no meio da flor com a cor laranja. Espere secar e passe dimensional acqua cristal.
Pinte as estrelas com amarelo bebê e espere secar. Cubra com amarelo ouro e faça 2 pontos no meio da estrela com a cor branca. Depois de bem seco ilumine com dimensional acqua cristal.
Faça a neve com acripuff branca.

O risco deste papai noel usado nesta pintura.



desenho de papai noel para pintura em tecido

Um grande abraço e ótimo Natal.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Papai Noel quer docinhos....

Ola bom dia!!!
Como vocês já devem ter percebido vou dedicar muitos posts do Coisas da Nil para a pintura em tecido com temas natalinos. A medida que eu for pintando algum tema legal, vou postando aqui; é claron que isso vai depender também do tema em si ter alguma utilidade para as amigas que frequentam o meu blog, servir de inspiração para novas pinturas.
E o Papai Noel é sempre um campeão. Ainda bem que todo dia surge uma variação legal de desenhos com o bom velhinho.

1 - Papai Noel Popozudo!!!
2 - Noel e a Rena!!
3 - Noel, seu lindo!!!!

Olha o nosso amigo Papai Noel aqui, pronto para devorar um delicioso cupcake.
Ele foi desenvolvido pela artesã Sueli Andrade e tem muita coisa linda na página dela no Facebook, clica aqui para conhecer.

pintura em tecido com tema natalino um papai noel com cupcake

Pintura em tecido - Papai Noel com cupcake.

Primeiro faça o fundo ao redor da pintura , para isto usei a diluente mais a cor ocre ouro.
Pinte o rosto do Papai Noel com diluente mais a cor salmão bebe, sombrei com caramelo marcando bem o contorno dos olhos, do nariz e as marcas de expessão na testa. No nariz do Papai Noel use a cor sépia para marcar bem os buraquinhos da narina. Ilumine com o branco.
Pinte os olhos com as cores branco, azul celeste, azul turquesa e preto. Contorne os olhos com a cor preta e faça os cilios e as sobrancelhas com a mesma cor.
Pinte as bochechas com o vermelho vivo bem esfumaçado. 
Pinte a boca usando as cores salmão bebe e caramelo para o labio, vermelho vivo para a lingua e a cor terra queimada para o fundo da boca.
Pinte a barba e o bigode do Papai Noel com branco, espere secar um pouco e sombrei com cinza lunar. Ilumine com o branco para deixa-la bem clarinha.
Pinte o gorro do Papai Noel com a cor vermelho escarlate e espere secar bem. Depois de bem seco faça a estampa com estencil e as cores vinho e amarelo ouro. Depois que a estampa estiver bem seca sombreie com a cor terra queimada. Ilumine depois com a luz branca seca.
Pinte a faixa do gorro com marfim. Depois de seco faça estampa com a cor ocre ouro. Espere secar bem para sombrear com a cor mostarda. Ilumine com luz seca branca.
Pinte o sino com amarelo bebe no meio, cubra com amarelo de cadmio e depois sombrei com a cor ceramica. Ilumine com amarelo bebe misturado com o branco.
Pinte as folhas com a cor verde musgo de um lado e branco do outro. Misture bem as cores e ilumine o meio com o branco.
Faça as frutinhas com as cores tangerina, sombrei com a purpura e ilumine com amarelo ouro. 
Pinte o casaco do Papai Noel com o vermelho tomate, sombreie com o vinho e ilumine com vermelho vivo.
Pinte as luvas com a cor verde bebe, sombrei com verde grama e acentue as sombras com o verde pinheiro. Ilumine com o branco.
Pinte os punhos do casaco com branco, sombrei com cinza lunar e espere secar um pouco. Depois com um pincel fino puxe fios brancos e cinza para fazer os pelinhos.
Pinte a forminha do cupacake com lilás bebe, sombrei com a cor amora fazendo os risquinhos da forma. Ilumine com o branco.
Pinte o bolinho com a cor marrom, sombreie com a cor jacarandá e ilumine com o branco.
Pinte o creme do cupcake com rosa bebe, sombreie com o purpura e ilumine com o branco.
Pinte a cereja do cupcake com vermelho tomate, sombreie com o vinho e ilumine com vermelho vivo mais amarelo ouro. Faça a covinha da cereja com o vinho e puxe o talinho da fruta com a cor sépia.

Este foi o risco que eu usei, ele é da artesã Sueli Andrade.

desenho de papai noel com cupcake para pintura em tecido
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Velas e bicos de papagaio.

Ola, bom dia!
A pintura em tecido para o Natal tem alguns temas clássicos que vão alem de Papai Noel e boneco de neve.
Paisagens nevadas. bonecos de gengibre, velas, flores bico de papagaio, sinos e guizos também são temas recorrentes nestas composições para enfeitar a casa durante as festas de final de ano.
Hoje eu trago uma pintura com velas e aqui no blog tem muitas outras no mesmo estilo caso você queira procurar.

1 - Velas coloridas.

2 - Vela, tulipas e violas.

3 - Simplicidade - Velas, rosas e bolas natalinas.


Este trabalho foi feito em etamine, tecido para bordar, mas que pega muito bem uma pintura.
caminho de mesa em etamine com pintura de velas, flores bico de papagaio e laço de fita

Pintura em tecido - Caminho de mesa com velas, flores e laço de fita.

Primeiramente faça o fundo ao redor da pintura. Eu usei a cor areia e depois acentue as sombras com a cor jatobá.
Pinte o laço de fita com azul hortência, sombrei com azul ceruleo e ilumine com o branco. Espere secar bem e depois aplique um pouco de dimensional acqua cristal para deixar a fita brilhante.
Pinte o aro de luz atras da chama da vela com a cor marfim. Sombrei com o amarelo ouro e depois de seco aplique a dimensional acqua cristal.
Pinte a chama da vela com amarelo ouro e depois aplique um pouco de vermelho fogo na base da chama e puxe para cima. Ilumine a lateral da chama com uma "vírgula" branca. Faça o pavio com a cor sépia.
Pinte a vela com marfimsombrei com a coe sépia e ilumine com o branco. Faça a parte derretida da vela com acripuff branco.
Pinte as folhas com a cor verde musgo claro, sombrei com o verde oliva e acentue as sombras com o verde pinheiro. Ilumine com o branco. Faça o contorno das folhas e as nervuras com a cor verde pantano.
Pinte as frutinhas com a cor vermelho vivo, sombreie com o vinho e ilumine com amarelo ouro. Espere secar e depois de seco dê mais uma iluminada nas frutinhas com o branco seco.
Pinte as flores bico de papagaio com a cor tangerina, sombreie com o púrpura e acentue as sombras entre as pétalas com o vinho. Faça o corte das pétalas com a cor amarelo ouro.
Pinte uma base para o miolo fazendo um batidinho com a cor sépia. Depois repita o mesmo batidinho na parte superior usando o cabo do pincel e com a cor ocre ouro. Ilumine com alguns pontos brancos.
Pinte os raminhos com as cores verde oliva e verde pinheiro juntas no pincel. Faça as bolinhas vermelhas nos ramos com o acripuff vermelho fogo.

Este são os desenhos usados para esta pintura em tecido com tema de Natal.


O desenho original:

desenho de vela com bicos de papagaio para pintar


O desenho com o laço de fita na lateral:

desenho de velas com bicos de papagaio e laco de fita para pintar


Espero que tenham gostado da sugestão para pintura com tema natalino de hoje.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.