segunda-feira, 16 de junho de 2014

Porquinha e aboboras.

Olá bom dia!
Tem alguns bichinhos que já se tornaram uma instituição da pintura em tecido. Vaquinhas, porquinhos, galinhas e pinguins são sempre protagonistas de composições bastante usadas em panos de copa e jogos de cozinha, seja na forma realista ou ludica eles sempre arrasam.
Recentemente com a explosão do estilo country que se incorporou aos diversos tipos de artesanato, estes amiguinhos foram reciclados, ganharam novas roupagens, ares bem ludicos e continuam encantando...

1 - Porquinhos soltos na cozinha.
2 - Porquinhas com cores.
3 - Semaninha com uma porquinha muito charmosa.

Hoje nós vamos pintar um risco da artesã Maria Cidoca, uma moça super generosa que disponibiliza desenhos bem legais e diferentes na pagina dela no Facebook e vale muito a pena fazer uma visita e conhecer as criações dela. Só clicar neste link Maria Maria .

pano de copa com pintura de porquinha e aboboras no estilo country

Pintura em tecido - Porquinha com aboboras.

Fiz um fundo ao redor da porquinha com diluente mais a cor azul hortensia.
Fiz o chão com diluente mais as cores verde pinheiro e verde pantano para acentuar as sombras embaixo da porquinha. Ilumine com verde bebe.
Comece pintando os motivos que estão ao fundo do desenho, neste caso o girassol e a abobora verde.
Pinte as folhas do girassol com verde pistache e deixe secar bem, enquanto isso você pode ir adiantar outro ponto da pintura.
Depois que a folha estiver bem seca faça as listras com o verde oliva. Espere secar de novo e faça a sombra seca com a cor verde oliva. Depois de seco ilumine com a luz seca branca. Faça pontos na folha com o preto e ligue estes pontos com a cor branca para dar ideia de costura. Faça pesponto em toda a folha com o branco.
Pinte a flor com a cor ocre ouro, espere secar e faça bolinhas com a cor palha. Depois de bem sequinha ilumine com o branco.
Faça o miolo da flor com a cor beringela. Depois de seco faça as listras com o amarelo canario e espere secar bem antes de iluminar com luz seca branca. Presponte todo o miolo e as petalas com o branco.
Pinte a folha da abobora com a cor verde oliva. Depois de seco faça estampa com a cor verde folha. Quanto a estampa estiver bem seca sombrei a folha com a cor verde pinheiro. Ilumine com a luz seca branca e faça os pontos no meio da folha com a cor preta; depois ligue os pontos com o branco para fazer uma costura cruzada. Presponte toda a folha com o branco.
Pinte a abobora com a cor verde pistache e deixe secar bem. Faça as estampas com a cor marfim e depois de aguardar a secagem faça a sombra seca com o verde pinheiro marcando bem cada "gomo" da abobora. Pinte o talo da abobora com a cor sépia e ilumine com o branco. Depois faça o presponto com a cor branca.
Pinte a porquinha com a cor salmão bebe e sombrei com o caramelo. Ilumine com o branco.
Pinte as unhas da porquinha com marrom, sombrei com o terra queimada e ilumine com o branco.
Pinte os olhos com as cores branco, marrom e preto. Contorne os olhos com o preto e faça os cilios e sobrancelhas com esta mesma cor.
Pinte o fundo da boca com o vinho e a lingua com a cor vermelho vivo.
Faça dois corações no lugar das bochechas com a cor vermelho tomate e ilumine com o branco.
Pinte a flor na cabeça da porquinha com a cor purpura, sombrei com vinho e faça a estampa xadrez com o salmão bebe. Ilumine com o branco
Faça o miolinho da flor com amarelo ouro e sombrei com caramelo.
Pinte a moranga com a cor amarelo ouro e espere secar bem. Faça estampas com a cor ceramica e deixe secar. 
Sombrei com a cor amarelo de cadmio acentuando mais as sombras nas partes da lateral deixando o "gomo" do meio da abobora mais claro. Depois de bem seco ilumine com o branco e presponte toda a abobora com a cor preta.

O risco para pintar esta porquinha com as aboboras.

desenho de porquinha com aboboras para pintura country

Um grande abraço a todos e bom inicio de semana.