Coisas da Nil - Pintura em tecido: Berinjelas e cenouras.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Berinjelas e cenouras.

Ola bom dia!
Hoje trago um pano de copa com pintura de legumes. Cenouras e berinjelas são um tema relativamente fácil para quem esta começando a dar os primeiros passos na pintura em tecido. Além de que a combinação de cores destes legumes sempre resultam numa composição belíssima.

1 - Jarra e legumes.
2 - Legumes a mesa.
3 - Horta.

pintura em tecido pano de copa com beringelas e cenouras

Pintura em tecido - Pano de copa com berinjelas e cenouras.

Faça um fundo ao redor da pintura com clareador mais a cor verde pistache.
Faça o fundo com clareador mais a verde pistache, sombreie com o verde oliva e acentue as sombras embaixo das cenouras e das flores com o verde pinheiro.
Para pintar as berinjelas faça uma mancha branca no ponto aonde ela vai ser mais clara. Ao redor desta mancha branca aplique a cor magenta e misture com o branco. Cubra toda a berinjela com a cor violeta e espalhe bem. Sombreie com o azul marinho e acentue as sombras da berinjela mais ao fundo com um tiquinho de preto. Ilumine com o branco.
Pinte as sepalas da berinjela com verde folha, sombreie com verde oliva e ilumine com o branco. Faça o talinho com sépia e branco.
Pinte as cenouras aplicando o branco no ponto de maior luz. Passe o amarelo limão ao redor da mancha branca e misture um pouco as cores. Depois cubra toda a cenoura com amarelo ouro. Com a cor laranja na ponta do pincel contorne a lateral da cenoura e vá puxando a tinta para o meio. Faça o mesmo nas duas laterais. Com uma sujeirinha de verde oliva as laterais das cenouras que ficam por baixo, deixando elas mais escuras. Com o sépia faça pequenos traços no "corpo" da cenoura e alguns "cabelinhos" na ponta da raiz.
Com o sépia faça a cavidade de onde sai os talos da cenoura. Puxe os talos com verde pinheiro e verde folha e com o verde folha e branco faça um batidinho para fazer a folhagem.
Para as folhas das flores use a cor verde oliva, sombreie com o verde pinheiro e ilumine com o branco.
Pinte as flores dando uma base com a cor azul ardósia e depois puxe as pétalas com o branco. Como este pano de prato era azul então as pétalas foram refeitas depois de seco reforçando o branco.
Faça o miolinho das flores com amarelo ouro e faça um batidinho ao redor com o sépia. Faça galhos com uma mistura de sépia e verde oliva. Faça folhinhas de fundo com o branco.

O risco para pintar estas berinjelas e cenouras.

desenho de beringelas e cenouras para pintar em tecido

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.