sábado, 17 de maio de 2014

Taça de vinho e fruteira.

Ola bom dia!!
As frutas são um excelente tema para a pintura em tecido. Com elas é possível compor vários arranjos diferentes que sempre resultam em lindas pinturas; seja com frutas variadas, com flores ou ainda com objetos de cozinha. Frutas sempre dão cor e sabor as pinturas em panos de copa.

1 - Tem cara de cozinha arrumada.
2 - Fruteira e rosas.
3 - Agua fresca, frutas e rosas...

Hoje vamos pintar um risco da querida amiga Inês Andrade que faz desenhos incríveis de naturezas mortas e que ela disponibiliza em um blog dedicado só aos riscos: Riscos para Pintura em tecido. Vale a pena passar por lá, tem muita coisa legal.

pintura em tecido fruteira transparente com frutas e taça de vinho

Pintura em tecido - Fruteira de vidro com frutas variadas e taça de vinho.

Comece fazendo o fundo ao redor do desenho com diluente mais a cor azul bebe. Esfumace bem ao redor da fruteira e da taça e depois acentue as sombras com o azul caribe. Com a sujeirinha do pincel esfumace dentro da taça para que o fundo da pintura seja visto atravez do vidro.
Faça o chão com diluente mais a cor marrom, acentue as sombras embaixo dos objetos e das frutas com a cor rústico. Ilumine alguns pontos do chão com a cor palha. Com a sujeira que fica no pincel esfumace dentro da base da taça e dentro da fruteira.
Pinte as folhas verdes com diluente mais a cor verde maçã; sombreie com a cor verde seco e ilumine com o branco. Faça as nervuras da folha com a cor verde pântano.
Pinte a folha seca com diluente mais a cor mostarda na base e ocre ouro na ponta, misturando um pouco as duas. Sombreie com o sépia e ilumine com o branco. Faça as nervuras com o sépia.
Para pintar as frutas use as seguintes cores:
1 - Ameixa roxa no topo da fruteira com lilás, violeta para sombrear e azul marinho para acentuar as sombra. Ilumine com o branco; para a ameixa no chão use diluente mais rosa chá no ponto de luz, cubra com a cor magenta e misture um pouco as duas sem cobrir totalmente o rosa. Sombreie com o violeta e acentue as sombras com o azul marinho. Ilumine com o branco e faça a covinha e o cabinho da fruta com o sépia.
2 - Pera com branco no ponto de luz, cubra com amarelo ouro; sombrei o lado esquerdo com caramelo e puxe para dentro da fruta, e sombrei o lado direito com verde musgo e tiquinho de verde oliva. Espalhe bem as cores com movimentos circulares do pincel. Faça a barriguinha da pera com o sépia e ilumine com o branco.
3 - Pêssego no fundo da fruteira com diluente mais a cor amarelo canario, cubra com a cor pessego e contorne com o purpura, puxando e misturando bem as cores. Ilumine com o branco.
4 -Maçã vermelha com diluente mais a cor amarelo ouro, cubra com o vermelho tomate. Sombrei com a cor purpura e a cor vinho puxando para cima e dando a impressão de que esta riscado. Ilumine com o branco faça a covinha e o talinho da maça com o sépia.
5 - Maçã verde com diluente mais a cor marfim no ponto de luz. Cubra com amarelo limão, sombreie toda a fruta com o verde folha e depois com o verde oliva. Ilumine com o amarelo limão e branco. Faça o fundinho da fruta com um ponto pequeno circulo sépia e ilumine com o branco.
6 - Cerejas dentro da fruteira com diluente mais a cor vermelho vivo, faça a sombra com o purpura e acentue a sombra entre elas com o vinho. Faça a covinha de onde sai o tainho da fruta com vinho e sépia. Ilumine com o branco.
7 - Uvas - aplique o branco no meio de cada baguinho, passe o rosa chá e misture delicadamente sem cobrir todo o branco. Cubra todo o baguinho com o púrpura e puxe para o centro. Sombreie com o vinho e ilumine com o branco. Para a uva mais esverdeadas aplique o branco no meio do baguinho, passe um pouco de verde maçã e misture com o branco. Cubra com o púrpura e sombreie com o vinho. Ilumine com o branco. Faça um ponto de luz em cada uvinha com o branco. Faça os talinho do cacho e entre as uvas e as ramas do cacho com o sépia e ilumine com o branco.
Pinte o vinho aplicando diluente mais a cor rosa chá no meio da taça. Passe o vinho nas laterais do liquido e puxe para dentro misturando as cores sem cobrir totalmente o rosa chá. Espere secar bem.
Para pintar a fruteira transparente primeiramente pinte tudo que esta dentro, no caso todas as frutas. Também pinte o fundo igual ao sombreado da pintura e não esqueça de fazer o chão também. Afinal como ela é de vidro você tem que deixar o que esta atrás e embaixo da fruteira transparecer através do vidro. Não esqueça de fazer alguns borrões com a sujeirinha do pincel com as cores das frutas e das flores, afinal elas também fazem reflexo no vidro. Deixe secar bem. Como esta cheia de frutas coloridas eu não contornei a fruteira com a cor do vidro (eu sempre uso ou cinza lunar ou sépia). Eu contornei direto com o branco acompanhando o risco. Puxe o branco um pouquinho para dentro. Faça alguns traços na horizontal com o pincel em pé e espalhe um pouco esta tinta para os lados. Faça pequenos ´pontos de luz para imitar o reflexo no vidro. Repita o mesmo com a base da fruteira.
Para pintar a taça faça primeiro o fundo da mesma cor do sombreado do resto do desenho, sombrei a haste e a base com a cor cinza lunar e não esqueça de fazer uma sujeirinha da cor do chão na base da taça. Pinte o vinho e espere tudo secar bem. Depois de bem seco contorne a boca da taça e a lateral com o branco e puxe um pouquinho para dentro. Faça um traço na horizontal e passe por cima do vinho para dar uma ideia de reflexo. Passe o branco no "nó" que existe entre o calice da taça e a haste. Pinte a haste da taça passando branco em ambos os lados e puxando levemente para dento. Passe o branco na base ou pé da taça e puxe para dentro também. Faça pontos de luz com o branco.
Pinte os miosotis dando uma base com o azul mar, puxe as petalas com o branco e faça o miolinho com o amarelo ouro. Faça os galhos e talinhos com o sépia.

O risco para pintar esta fruteira e a taça.


risco de fruteira com frutas e taça de vinho com cacho de uva para pintar

Espero que tenham gostado desta sugestão de hoje. Um grande abraço a todos e bom final de semana.