quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Panelinha com flores e frutas.

Olá, bom dia!!!
Espero que estejam todos bem e tranquilos.
Composições com objetos do uso diario na cozinha como panelas, vasos, potes e talheres ficam um charme acompanhados de frutas e flores criando arranjos harmoniosos para pintar em panos de prato que combinam e muito com a decoração da cozinha.


Hoje para manter nosso bloguinho funcionando eu trouxe uma pinturinha das antigas, uma panelinha de barro com flores e frutas. 
pano de copa com pintura de panela de barro com flores e frutas
Este risco é bem conhecido das amigas que já pintam há alguns anos. Há uns 15 anos atras estava muito na moda, tinha panela com rosas, com girassois, com legumes, esta com frutas e até uma semaninha com com a panela e varias flores diferentes. Era uma verdadeira graça!

Pintura em tecido - Panela de barro com flores e frutas.

Comece esta pintura em tecido fazendo o fundo ao redor do desenho com clareador mais as cores amarelo canario, verde veronese e cinza lunar.
Faça a base ou o chão da pintura com clareador mais a cor siena natural, sombrei com terra queimada e ilumine com amarelo ouro.
Pinte a panela aplicando branco puro no lugar aonde vai ficar mais iluminado. Passe o amarelo ouro ao redor do branco e misture um pouco sem cobrir o branco por completo. Aplique a cor siena natural nas laterais da panela e da tampa e vá puxando para o meio e misturando com as cores já aplicadas. Aplique do mesmo modo as cores jacarandá  e tiquinho de preto proximo as frutas para acentuar as sombras na panela. Ilumine o meio com o branco.
Faça o cabo da panela e a alça da tampa aplicando branco, cubra com a cor cinza e depois com o preto para sombrear. Ilumine com cinza e tiquinho de branco.
Pinte as folhas com clareador mais a cor verde pistache, sombrei com verde oliva e ilumine com o branco.
Pinte as flores grandes com clareador mais a cor azul celeste. Aplique a cor azul cobalto bem proximo ao miolo da flor e vá puxando para a ponta das pétalas. Enquanto faz isso acentue bem a sombra entre as pétalas. Faça o primeiro corte das pétalas com o azul bebe, Espere secar um pouco e refaça os cortes com o branco.
Pinte o miolo das flores com amarelo ouro, caramelo para sombrear e sépia diluido para marcar o polem e os pistilos da flor. Ilumine com pontinhos brancos.
Pinte a pera com clareador mais amarelo limão, cubra com o amarelo ouro e sombrei um lado com verde musgo e o outro lado da pera com caramelo. Marque bem com o caramelo a curvinha de faz a barriga da fruta. Ilumine com o branco. Faça algumas batidinhas na base da pera com o sépia. Faça o talinho da fruta com o sépia e branco.
Pinte as maças com amarelo ouro, cubra com vermelho tomate, purpura e tiquinho de vinho para acentuar as sombras. Faça a covinha de onde sai o talo da fruta com vinho e acentue a profundidade com o sépia. Faça o talinho das maças com sépia e branco. Faça pontos de luz nas maças com o branco.
Pinte as flores brancas dando uma base nas petalas com o cinza lunar. Depois puxe as pétalas com o branco da ponta para a base do miolo. Eu normalmente espero a pétala secar um pouco e refaço o branco ante de pintar o miolo.
Pinte o miolinho das flores com amarelo ouro, caramelo e sépia.
Faça os galhos com a cor sépia bem diluida com diluente para tecido. Faça batidinhos nos galhos com azul celeste e branco.

O risco para pintar esta panela com frutas e flores.

desenho de panela com frutas e flores para pintar em tecido

Espero que tenham gostad desta lembrança das pinturas antigas. Um grande abraço e fique com Deus.