segunda-feira, 29 de abril de 2013

Tomando sorvete com a mamãe!

Oi amigas tudo bom com vocês???
Espero que sim e que esta semana seja de muitos trabalhos e boas oportunidades, porque as coisas estão meio paradas para quem vende artesanato né !!??? E olha que o dia das Mães esta já na esquina...srsrsr!
Mas essa semana é dedicada aos temas infantis aqui no Coisas da Nil, e para começar bem tem essa duplica de ursinhas muito fofas!!! Na verdade na revista é ursinha mas eu acho mesmo que elas tem cara de ratinhas...srsrsrsrs!
A mamãe foi levar a filha para tomar um sorvete de morango!!!!!!! Olha a carinha dela amando o sorvete!!!!
ursas tomando sorvete

 Pintura em tecido - Fralda com ursinhas tomando sorvete.

Comece a pintar esta fralda fazendo o fundo ao redor das ursinhas com clareador mais a cor aul inverno e esfumace bem.
Pinte o chão com clareador mais verde pistache e sombrei com verde oliva.
Pinte as ursinhas com clareador mais salmão bebe, sombrei com siena e tiquinho de marrom para dar profundidade acentuando as sombras. Ilumine com salmão bebe puro. Puxe os fios do pelo das ursinhas com marrom e sépia diluídos e usando um pincel fino. Faça alguns fios brancos para iluminar.
Pinte os olhos da ursa mãe com as cores branco, azul celeste e preto use o sépia para contornar e fazer cílios e sobrancelhas . Faça o nariz com a cor jacarandá e ilumine com branco. Faça o contorno da boca com o sépia e o fundo da boca com o vermelho escarlate.
Pinte o chapéu com amarelo de cadmio e sombrei com cenoura e ilumine com amarelo canário  Pinte a faixa do chapéu com lilás e violeta cobalto para sombrear e ilumine com o branco. Faça bolinhas com o branco.
Pinte a gola do vestido da mesma cor do chapéu mas faça estampas com a cor cerâmica.
Pinte o avental com clareador mais branco, espere secar e sombrei com cinza lunar, Ilumine com branco para acentuar a luz e faça a faixa da cintura com lilás e violeta cobalto.
Pinte o vestido da mãe com clareador mais rosa bebe e sombrei com rosa escuro e um pouco de vermelho carmim para acentuar as sombras e dobras do tecido. Ilumine com o branco.
Pinte os olhos da ursinha com as cores branco, verde abacate e preto. Contorne com sépia e faça cílios e sobrancelhas com esta mesma cor. Pinte o nariz com jacarandá e ilumine com branco; faça o contorno da boca com sépia e a língua da ursinha com vermelho fogo.
Pinte a blusa da ursinha com amarelo bebe e sombrei com amarelo de cadmio. Ilumine com uma mistura de amarelo bebe + branco. Faça os punhos e a gola da blusa com branco e sombrei com cinza lunar. Faça os botões no punho da blusa com rosa escuro. Pinte a saia da ursinha com clareador mais a cor azul bebe, sombrei com azul mar e ilumine com o branco. Espere secar e depois faça as estampas com as cores rosa chá e verde folha para as flores e bolinhas com purpura.
Pinte a casquinha do sorvete com siena e marrom e faça os bolas de sorvete com rosa  rosa bebe e rosa chá.
Finalize esta pintura fazendo os matinhos com verde oliva e as flores com acripuff rosa chá e rosa bebe.

O risco para pintar as ursinhas.

risco de ursas tomando sorvete
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje e boa pintura para todos.
Um abraço!

domingo, 28 de abril de 2013

Uma misturinha brilhante!!!!!!

Oi gente tudo bom!!!???
A gente que faz artesanato sabe que existe muita concorrência neste meio, principalmente quando aparece uma novidade, ou uma modinha como é o caso destas abelhinhas e joaninhas que pipocam em todos os cantos; é gente que não divide riscos, que não dá dicas, que briga por causa de quem divulga desenhos de "projetos"... Tem de tudo nessa guerra de egos!!!
Mas por outro lado tem gente muito boa, generosa, de alma mestra e que ensina tudo que sabe, ou que inventa e dá certo...srrsr.
Tem pessoas que acreditam que dividir o que sabe é o melhor modo de se tornar bem sucedida e realizada. E esse é o caso da Lilian Pires, ela é professora de pintura lá de Blumenau, uma pessoa de ouro, que ensina muita gente, a distancia, utilizando a net como meio e divide tudo que sabe pra uma legião de alunas virtuais. Alem de paps, riscos e dicas que ela disponibiliza na página dela no Facebook  agora ela nos presenteou com essa misturinha brilhante que esta fazendo muito sucesso, e eu trouxe pra dividir aqui. Façam que é uma beleza!!!!!!!!

Misturinha da Professora Lilian Pires
Receita:
1 - Pegue um pote de tinta (250ml) vazio.
2 - Adicione meio copo de água (aproximadamente 130ml).
3 - 1 potinho de tinta branco metálica,
4 - meio frasco do dimensional Glitter OURO,
5 - duas tampinhas de TERMOLINA LEITOSA
6 - Misture tudo muito bem e esta pronta uma MISTURINHA PERFEITA para colocar nas asas de abelhas, roupas transparentes de bailarinas e aonde mais sua imaginação quiser.

Olha qui nas asas da abelhinha, na foto não dá pra ver direito mas ao vivo é um espetáculo.
Visitem a página da Profª Lilian Pires no Facebook clicando aqui e vejam quantas coisas lindas, dicas e paps ela posta lá para dividir com todo mundo!!!!


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Cocos e rosas

Ola bom dia!!!!!
Espero que estejam todos bem e em paz!
hoje trago mais um pano de copa com pintura de rosas e cocos. Tanto as rosas quanto os cocos são dois motivos que me maltratam muito, ainda tenho muita dificuldade para pinta-los, mas é tentando e errando que a gente acaba acertando uma hora. E em pintura em tecido é assim, quanto mais você treina, mas vai aprimorando a mão,ou desiste de vez...srsrrssr!.
Olha os meus desafetos aqui:
rosas e cocos
 O risco para esta pintura de cocos e rosas foi disponibilizado pela Edna Santos Lima do blog Ateliê Artmania , a quem agradeço muito. Ela tem muitos trabalhos lindos lá que vale a pena conhecer.

Pintura em tecido - Pano de copa com cocos e rosas.

Comece a pintura deste pano de copa fazendo o fundo com clareador mais as cores siena natural e verde oliva bem esfumaçado ao redor do desenho. Para o chão da pintura use clareador mais siena, verde oliva e verde pântano para acentuar as sombras.
Pinte as folhas com clareador mais verde pistache, sombrei com verde oliva e ilumine com o branco. Para as folhas mais escuras da parte inferior da pintura use o verde pistache, verde oliva siena natural para dar um aspecto envelhecido a folha e verde pântano para escurecer entre as folhas e as fores. Ilumine com marfim.
Para pintar os cocos abertos comece pela polpa aplicando clareador mais a cor branco, espere secar um pouco e volte sombreando e marcando o corte irregular da polpa com a cor cinza lunar. Ilumine com o branco.
Para pintar a casca do coco use clareador mais amarelo ouro na parte que vai ficar mais clara. cubra com o marrom e acentue o contorno com o sépia. Puxe os cabelinhos do coco com um pincel fino e as cores marrom, sépia e alguns fios brancos para dar luminosidade. Use as mesmas cores e o mesmo procedimento para pintar o coco fechado, porem no lugar aonde vai ficar "os olhinhos" do coco dê uma clareada com sujeirinha de branco sem exagerar e faça os 3 pontinhos com o sépia.
Pinte a rosa salmão com clareador mais a cor pêssego  escureça a boca da rosa e entre as pétalas com a cor cerâmica e faça o corte das pétalas com a cor salmão bebe.
Para pintar a rosa mais clara use clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com caramelo e use um tiquinho de cerâmica na boca da rosa. Faça o corte das pétalas com o branco. Faça o miolinho das rosas com vinho e branco.
Pinte alguns miosótis na composição usando a cor cinza lunar para a base e branco para puxar as pétalas. Use o amarelo ouro para o miolinho das flores e sépia para os galhos.

O pano de copa pronto com a pintura e a barra de tecido. 

pintura de rosas e cocos

O risco para esta pintura.
risco de rosas e cocos para pintar

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

terça-feira, 23 de abril de 2013

Jarra e legumes

Oi gente amiga, tudo bom com vocês?!!
Espero que sim, eu tô super gripada por esse motivo as coisas estão meio paradas por aqui...srsrs
Hoje trago mais um tema da pintura em tecido que sempre agrada muito: legumes!
Os legumes são fáceis de pintar, é um bom exercício para quem esta começando a ter aulas de pintura em tecido e quer treinar sombra e luz; alem de ser um motivo que tem tudo a ver com cozinha.
pintura de jarro de vidro com beringelas e pimentões
Só para variar as fotos não ficaram muito boas, a fotografa deste blog é realmente uma lástima....ssrsrsr
Mesmo com toda essa onda de bichinhos fofos, joaninha, abelhinhas, vaquinhas e tudo mais que invadiram a pintura em tecido nos últimos tempos, os temas clássicos como legumes e frutas ainda são o charme  imbatível dos panos de prato e jogos de cozinhas e vale a pena investir nestes temas se você produz peças para vender.
Vocês vão reparar que no risco original desta pintura tem umas folhas pequenas na lateral  tipo folha de salsa, mas depois de pronto a dona não gostou e eu cobri as folhinhas com miosótis que acabaram agradando mais!
Vamos ao passo a passo e o guia de cores desta pintura.

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de jarra, beringelas e pimentões.

pano de copa com pintura de jarro de vidro com beringelas e pimentões
Comece a trabalhar esta pintura pelo fundo com clareador mais a cor azul inverno, pinte também dentro da jarra com a mesma cor. Dentro da jarra, próximo as beringelas e o pimentão use a cor azul turquesa para fazer a sombra e puxe para cima deixando o meio da jarra mais escuro. Faça uma mistura de sépia bem diluído e amarelo pele e contorne toda a jarra para delimitar e separa-la do fundo. Passe o branco levemente diluído na boca da jarra, na alça e nas laterais puxando para dentro. Depois que a pintura estiver toda seca e pronta reforce o branco da jarra e faça alguns pontos de luz na lateral.
Faça o chão com clareador mais a cor amarelo ouro, sombrei com terra queimada acentuando as sombras embaixo dos legumes.
Para pintar as beringelas use clareador mais a cor branca no lugar de maior incidência de luz, passe a cor magenta próximo ao branco e misture as duas levemente. Cubra toda a beringela com a cor violeta e acentue as sombras com o azul marinho. Ilumine com o branco. Para as sépalas das beringelas use verde oliva e ilumine com o verde claro (mistura de verde oliva com branco que você pode ver neste post aqui).
Para pintar o pimentão vermelho aplique clareador mais a cor amarelo ouro no meio de cada "gomo" do pimentão, cubra com vermelho escarlate e sombrei com o vinho entre as divisões  Ilumine com o vermelho vivo e uma virgulas branca em cada "gomo" para a luz.
Para pintar o pimentão verde aplique clareador mais a cor amarelo limão em cada "gomo" do pimentão, cubra com verde musgo e acentue as sombras entre as divisões com o verde pinheiro e tiquinho de preto. Ilumine com o verde folha e uma virgula branca para a luz. Para a "coroinha " dos pimentões aplique o verde musgo no meio, o verde pinheiro nas pontas e puxe para dentro para mesclar as duas cores, ilumine as pontas com o verde claro e faça o talinho com verde pinheiro e branco.
Para pintar os miosótis desta composição de uma base com as cores magenta e rosa chá na parte de cima. Puxe as pétalas das flores com a cor branca e faça os miolinhos com o amarelo ouro.

O risco para pintar este jarro com beringelas e pimentões.


risco de jarro com beringelas e pimentões
Espero que tenham gostado da sugestão para pintura de legumes de hoje.
Um grande abraço a todas e boas pinturas.

sábado, 20 de abril de 2013

Gatinha com sono.

Oi meninas, tudo bom com vocês????
Estão aproveitando o sábado de sol para colocar a casa em ordem ou fazer compras, ou responder comentários como eu...srsrssr????
Pois bem e foi lendo os comentários que eu me deparei com uma declaração no minimo "abusada" da parte da minha amiga Inês Andrade....Eu fiz recentemente um post sobre uma Gatinha Manhosa, que eu pintei, com musica e tudo; e a Dona Inês, muito da metida, disse que ela é a verdadeira gatinha manhosa que serviu de inspiração para a canção...! Modesta né????!!!!!!!!!!! Eu é que não vou contestar...vai que a gatinha é brava e arranha....kkkkkkkkkk!!!!!!!
Mas como ela também vive me falando que queria uma semana com 7 domingos só pra acordar tarde e descansar bastante ,eu acho que ela não é a gatinha manhosa e sim essa gatinha com sono, sempre agarrada no seu travesseirinho..rsrsrsrrss.
pintura de gatinha com travesseiro

E em homenagem a  Inês Andrade dona dos blogs Arte com Tinta e Linha by Inês Andrade e do maravilhoso Artes e Manhas da Vida eu vou batizar esta gata de Gatinha Inês!!!! Vamos pinta-la então???

Pintura em tecido - Fralda pintada com gatinha e travesseiro.

Esta fralda é rosa, mas isso não impede que se faça um fundo ao redor da gatinha com clareador mais a cor azul celeste bem esfumaçado. Aproveite e já faça o chão com clareador mais verde grama e verde pinheiro para sombrear. Ilumine o chão com amarelo limão.
Para pintar a  gatinha Inês você vai aplicar clareador mai a cor ocre ouro e sombrear com siena natural e sépia diluído para acentuar as sombras e fazer a ponta do rabo da gatinha. Ilumine com o marfim.
Pinte a parte interna da orelha com rosa-chá e branco. Deixe a área do focinho da gatinha Inês, mais claro usando para isso as cores marfim  sombreado levemente com o ocre ouro.
Pinte os olhos da gatinha com as cores branco, verde musgo e preto, Contorne os olhos com a cor preta e faça os cílios e sobrancelhas com a mesma cor.
Pinte o nariz da gatinha com preto e faça 3 pontinhos brancos para iluminar. Faça a boca com o preto e as bochechas com rosa-chá bem esfumaçado.
Pinte a parte de baixo das patinhas com rosa chá, sombrei com rosa escuro e ilumine com o branco.
Faça o laço na cabecinha da Inês com clareador mais rosa chá, escureça com purpura e ilumine com rosa bebe.
Pinte o travesseiro com clareador mais a cor branca, espere secar e venha sombreando com o azul celeste. Espere secar e depois reforce o branco para dar mais luminosidade.
Pinte as flores dando uma base com azul mar e depois puxe as pétalas com o branco. Pinte os miolinhos das flores com amarelo ouro, caramelo e sépia. Faça as folhinha das flores com o verde pinheiro.

O risco para pintar a gatinha Inês com o travesseiro.

risco gatinha com travesseiro

Espero que tenham gostado de mais esta sugestão de hoje e não se esqueçam de conhecer os blogs da Gatinha Manhosa Inês Andrade, vale muito a pena!!!!
Bjs

Comentários incorporados ao G+


Oi gente, tudo bem com vocês?????
Espero que sim e que estejam todas bem e em paz.
Quem já me acompanha há algum tempo sabe que eu coloquei moderação de comentários aqui no Coisas da Nil na tentativa de impedir, ou pelos bloquear, os comentários desagradáveis que um anonimo deixava nos meus post; mas isso não fez com que a pessoa parasse de perturbar com suas grosserias. Ele(a) só quer mesmo é  me dar trabalho.
Então eu resolvi mudar de método e vou testar os comentários incorporando do G+ aqui no blog por um temo pra ver se da certo. Os comentários incorporados funcionam como no Facebook e só quem tem conta no Google pode comentar. E quem usa o G+ pode comentar lá tranqquilamente, que tudo será publicado aqui. Achei isso bem legal também.
Sinto muito por todos os amigos que comentavam anonimamente mas esta é mais uma tentativa que faço para manter um ambiente saudável e de respeito para quem visita meu blog.
Beijos a todos e fiquem com Deus.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Gatinha elegante


"Um dia Gatinha manhosa;
eu prendo você, no meu coração..
Quero ver você, fazer manha então
Presa no meu coração..."
Gatinha manhosa - Erasmo Carlos

Oi gente, tudo bem com vocês meus amores e minhas amoras??
A gatinha manhosa saiu da letra da musica e veio direto para alegrar uma fraldinha...srsrsr
Espero que vocês gostem.
pintura gatinha com chapéu verde

Pintura em tecido - Fralda pintada com Gatinha de chapéu verde.

Faça o fundo ao redor da gatinha com clareador mais a cor azul inverno, e esfumace bem.
Pinte o chão com clareador mais verde folha e verde pinheiro para escurecer.
Para pintar a gatinha aplique clareador mais branco, espere secar um pouco e depois venha sombreando e dando forma  com a cor azul inverno e tiquinho de cinza lunar para acentuar as sombras.
Faça a parte interna da orelha da gata com rosa bebe e branco para iluminar. Faça os pelos da gatinha com a cor sépia bem diluído e o pincel filete.
Pinte os olhos da gata com as cores branco, azul celeste e preto. Faça o contorno dos olhos, os cilios e sobrancelhas com o sépia. Pinte o nariz da gatinha com preto. Faça o contorno da boca com sépia e a língua com o vermelho tomate; pinte  as bochechas com o rosa chá. Puxe os bigodes da gatinha com o sépia.
Pinte o chapéu da gatinha com clareador mais a cor verde bebe, sombrei com verde abacate e acentue algumas sombras na aba do chapéu e abaixo da fita com tiquinho de verde oliva. Ilumine com o branco. Faça as bolinhas com a acripuff branco.
Para o laço e a faixa de amarrar do chapéu use clareador mais a cor rosa bebe, sombrei com o rosa chá e um pouquinho de pur´pura nas areas mais escuras. Ilumine com o branco.
Pinte as flores do chapéu dando uma base com o violeta e puxando as pétalas com o branco com o pincel bem carregado. Faça as folhinhas no chapéu com o verde pinheiro e branco.
Faça o alfinete do chapéu com amarelo ouro e siena natural. Ilumine o alfinete com o amarelo bebe.
Finalize esta pintura da fralda fazendo os matinhos com verde pinheiro e as flroes com rosa escuro e branco. Para os miolinhos use o amarelo ouro.

O risco para pintar esta gatinha.

risco gatinha com chapeu


 Espero que vocês tenham gostado da sugestão de hoje e já que chegaram até aqui que tal ouvir a Gatinha Manhosa, cantada por Léo Jaime num vídeo cheio de gatinhos fofos???
Beijos!!!!!


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Menina linda.

Oi gente tudo bem com vocês?
Na nossa semana de pinturas infantis hoje é dia da delicadeza e graça das meninas.
Olha que fofa essa menininha brincando com a borboleta e olha a cara de medroso deste gato assustado com uma borboletinha de nada... já pensou se fosse um rato??
Ele morria de susto....rsrssr
Clica na foto que dá pra ver bem melhor!!
menina morehead com gato e borboleta pintados em fralda
Eu fiz esta pintura num quadrado etamine e esse medalhão vai ser aplicado na manta verde bordada que esta como fundo da imagem.
Para quem não sabe etamine é aquele tecido furadinho próprio para bordar, mas que também serve para pintura, com ótimos resultados, principalmente para fazer estes medalhões para aplicação em mantas e fraldas que não tem a faixa de tecido.
Essa menininha é da coleção da artista Ruth Morehead, famosa por seus desenhos delicados e graciosos de crianças e anjinhos. Tem muito desenho dela espalhado pela net, em gifs animados, riscos para pintar e até layout para blogs.

Pintura em tecido - Medalhão pintado com menina Morehead com gatinho e borboleta.

medalhão com pintura de menina morehead

Comece a pintura fazendo um fundo com clareador mais a cor azul inverno bem esfumaçado ao redor da menina e do gatinho. Aproveite e já faça a base para o chão com o clareador mais a cor verde abacate e verde pinheiro para escurecer abaixo dos pés da menina.
Pinte o rosto, as mãos a as pernas da menina com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com siena natural e tiquinho de caramelo para realçara as sombras. Marque a parte interna da orelha da menina com o caramelo.
Pinte o cabelo com clareador mais a cor ocre ouro, ilumine o meio da cabeça e a parte central da mecha de cabelo com o branco com movimentos de vai vem. Pinte o cabelo com o siena natural, depois com o sépia e já vá marcando os fios e a sombra próximo a mecha presa com a fita. Com a cor sépia diluída e um pincel fino faça os fios do cabelo em toda a cabeça e na mecha próximo ao nó do laço de fita. Faça alguns fios de cabelo com a cor amarelo ouro para iluminar.
Pinte o laço de fita com rosa escuro e vermelho carmim para sombrear, Ilumine com o branco.
Pinte o olho da menina com as cores branco, azul celeste e preto. Faça o contorno do olho, os cílios e as sobrancelhas com a cor sépia.
Nesta pintura o vestido da menina foi feito de uma cor que combinasse com o tecido da manta, no caso verde maça. A estampa vermelha é para quebrar este mar de verde...srsrsr
Para pintar o vestido use clareador mais a cor verde maça, sombrei com verde folha e ilumine com o amarelo limão. Pinte o retalho da manga do vestido com vermelho vivo e vermelho escarlate para sombrear. Faça a estampinha do retalho com o branco e pesponte ao redor com a cor preta.
Pinte o retalho da saia com azul celeste, azul turquesa para escurecer e branco para iluminar. Pesponto ao redor do retalho com a cor preta.
Para a estampa do vestidinho use as cores vermelho escarlate e branco.
Pinte o gato com marfim, sombrei com ocre ouro e marrom. Acentue algumas sombras como na orelha e ao redor do focinho com o sépia.
Faça a parte interna da orelha do gato apenas com a cor marfim sombreada bem de leve com o ocre e branco para iluminar. Pinte os olhos do gato com as cores branco, verde musgo e preto. Contorne os olhos e faça os cílios e sobrancelhas com a cor sépia. Deixe o focinho do gato mais claro usando para isso apenas o marfim e tiquinho de ocre ouro para sombrear e branco para iluminar perto da boca do gato. Pinte o nariz, a boca e os bigodes do gato com a cor preta.
Para pintar a borboleta use clareador mais a cor lavanda, sombrei com o violeta cobalto e ilumine com o branco. Faça bolinhas na asa com o amarelo de cadmio e o corpo da borboleta com as cores sépia e branco para dar luz.
Finalize esta pintura em tecido fazendo os matinhos com as cores verde pinheiro, sépia e branco tudo junto no pincel. Faça as flores com a cor coral e alguns batidinhos com rosa chá e branco. Use a cor amarelo ouro para o miolo das flores.

O risco para pintar esta menina morehead

risco de menina morehead com gato e borboleta
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço e boas pinturas.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Marinheiro


"Oi, marinheiro, marinheiro, marinheiro só...
quem te ensinou a navegar? marinheiro só;
Foi o balanço do navio, marinheiro só
ou foi o balanço do mar..? marinheiro só;
Lá vem, lá vem, marinheiro só,
como vem faceiro, marinheiro só..
Todo de branco, marinheiro só
com seu bonezinho...marinheiro só"
Marinheiro só - Cantigas populares.
 ursinho marinheiro no barco

Oi gente, bom dia!!!! Tudo bem com vocês?
A segunda-feira começou com muito sol por aqui, ainda bem, porque depois de uns dias de chuva, luz do sol é uma alegria de se ver.
Essa é a nossa semana só com post dedicados a pinturas com temas infantis aqui no Coisas da Nil.
E quem vem nos saudar é este marinheiro muito fofinho, vindo de terras distantes além mar para enfeitar o enxoval dos meninos.
Quero chamara a atenção para a cor azul da fralda, muita gente me traz fraldas de cor para pintar e acha que elas não pegam todo tipo de tinta, mas olha só como ficou bonita. Pintar fralda colorida é a mesma coisa de fralda branca, sem segredo nenhum.


Pintura em tecido - Fralda com pintura de ursinho marinheiro no barco.

pintura de ursinho marinheiro no barco

Apesar da fralda ser azul eu apliquei uma sombra ao redor do ursinho com clareador mais a cor azul caribe bem esfumaçado.
Pinte o ursinho com clareador mais a cor marfim, sombrei com o ocre ouro e marrom para acentuar as sombras principalmente nas orelhas, mãos e em torno do focinho. Deixe o focinho mais claro só com a cor marfim e um leve sombreado com o ocre ouro próximo a boca.
Pinte os olhos do urso com as cores branco, azul caribe e branco. Faça o contorno do olho com a cor sépia e os cílios e sobrancelhas também com esta cor.
Pinte o boné do marinheiro com a cor branca e sombrei com o cinza lunar. Depois de seco reforce o branco para dar mais luz no bonezinho.
Pinte a roupa do ursinho com a co branca, espere secar um pouco e depois sombrei com o cinza lunar. Faça as listras da manda, da barra da camisa e o lenço da gola com a cor azul marinho e ilumine com o branco. Pinte o recorte interno da camisa, próximo a gola, com azul celeste e listras brancas.
Pinte o timão do barquinho(esse volante que o ursinho esta segurando) com as cores cappucino, marrom e terra queimada para acentuar as sombras. ilumine com o marfim.
Para pintar o barco use as cores branco e cinza lunar para a parte branca e para as listras vermelhas use as cores vermelho tomate, vinho para sombrear e vermelho vivo para iluminar.
Pinte a ancora com a tinta de cor preto metalico e ilumine com o branco.
Pinte as ondas do mar e as gotas de água  no casco do barco com clareador mais a cor azul mar, tiquinho de azul ceruleo para escurecer e branco para iluminar.

O risco para pintar o ursinho marinheiro.

risco do ursinho marinheiro no barco
Eu copiei este desenho de um convite de festinha de aniversario...srsrsr...quando a gente é viciado em pintura pega desenho em todo lugar...srrssr.
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje, para pintar em fraldas e enxoval de meninos.
Um grande abraço a todos e bom inicio de semana.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Simples beleza!

Ola a todos!!!
Mas uma semana chegando ao fim e para terminar com muita tranquilidade hoje trago um pano de copa com pintura de gérberas e borboletas.
"pano de copa pintado com gerberas e borboletas"
A imagem não esta grandes coisas, mas clica na foto que dá pra ver bem melhor.
Esse risco eu ganhei de uma amiga que o pintou durante uma aula de pintura em tecido que ela esta frequentando. Achei legal porque faz tempo que eu não vejo um risco simples e bonito assim sendo passado em aula. A maioria das turmas hoje quer pintar joaninhas, abelhinhas, fraldas e temas folks em classe de pintura ou seja: os temas que estão na moda na pintura em tecido.
Claro que eu não tenho absolutamente nada contra pintar joaninhas, abelhinhas e esses bichinhos fofos que estão por ai, vocês estão cansados de ver estes eu ensinando estes motivos por aqui;  mas de vez em quando, é bom voltar as origens clássicas da pintura em tecido  de alguns anos atras quando as flores e frutas pintadas dominavam com simplicidade e elegância  os panos de copa e a decoração das cozinhas..

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de flores e borboletas.

gerberas e borboletas pintadas em tecido
Comece fazendo o sombreado ao redor das gerberas e das borboletas, eu escolhi a cor ocre ouro e apliquei com clareador esfumaçando bem. Aproveite e já faça a base, o chão da pintura com o mesmo ocre ouro; afinal você não quer que suas flores fiquem voando no pano de prato. Já basta as borboletas voando pr aqui..srsrrs.  Escureça o chão com a cor verde oliva e o sépia  para as sombras próximo as flores e folhas.
Pinte primeiro as flores do fundo do desenho, avance na pintura sempre do fundo para os motivos da frente. Assim você trabalha melhor com as sombras e luzes dos vários planos da pintura.
Pinte as flores salmão com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com caramelo e acentue as sombras bem próximo ao miolo e entre as pétalas com a cor cerâmica  Faça o corte das pétalas com o branco e esfumace um pouco para dentro da pétala para iluminar.
Para pintar as folhas aplique clareador mais branco no meio da folha, passe a cor verde glacial e misture sem cobrir totalmente o branco. Sombrei a folha com verde pinheiro e ilumine o meio com branco. Finalize a pintura da folha fazendo um contorno externo com o verde pântano. Faça as nervuras da folha com o verde pântano.
Pinte a gerbera magenta com clareador mais a cor rosa bebe, sombrei com rosa ciclame e acentue as sombras com o magenta próximo ao miolo e entre as pétalas. Faça o corte das pétalas com o branco.
Pinte os miolos das gerberas com amarelo ouro, caramelo para sombrear a base do miolo e sépia para o "u" no centro do miolo e para a base. Ilumine a parte superior do miolo com amarelo ouro e branco.
Pinte as borboletas com preto e azul celeste para a parte inferior das asas e as cores rosa bebe e magenta para a parte superior. Faça o corpinho e as antenas das borboletas com o sépia e branco. Depois de seco aplique dimensional Acqua Nevasca nas asas da borboleta para deixar brilhantes.
Finalize esta pintura em tecido fazendo  o 'Bom Dia" no topo do pano com as cores cerâmica e branco.

O risco das gérberas com borboletas para pintar.

risco para pintar gerberas e borboletas
Espero que tenham gostado da sugestão florida de hoje, e se animem para pintar mais temas tradicionais para a sua cozinha ou para as suas freguesas.
Um grande abraço a todos e bom final de semana.

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Porquinhos soltos na cozinha!

Oi gente! Tudo bem com vocês?
Espero que sim!
Hoje para dar continuidade as nossas idéias de presentes artesanais para as mamães, eu trouxe mais um kit de cozinha com dois panos de prato e um bate mão só que desta vez para as mamães fãs de porquinhos.
"panos de copa com pintura de porquinhas"
Viu o charminho destas porquinhas?  Muito fofas né???!!!
A pintura do guarda chuva da porquinha, do vestidinho da outra e da flor na cabeça da porquinha pintada no bate mão foi feita para imitar o tecido da barra, que é verde escuro com florzinhas, e acabou dando um efeito de patchwork bem legal ao conjunto.
porquinha de vestidinho e com balões pintura em tecido

"porquinha com guarda chuva verde pintura em tecido"

"porquinha charmosa pintada em pano de copa"

"bate mão com pintura de porquinha"

Respondendo a uma amiga do Facebook, esses panos são de sacaria, destes que a gente já compra pronto, sem a barra, ou por metro. Para fazer o bate mão eu cortei um pano de copa ao meio, mas se você for tirar o bate mão na peça de sacaria então as medidas do bate mão são estas:  0,39cm x0,50cm de sacaria; o "chapeuzinho" que é a parte superior de tecido estampado tem 0,10cm x 0,15cm e a barrinha do tecido estampado é uma tira de 0,50cm x 0,10cm.
 E o tecido da barrinha dos panos e do bate mão é de algodão, destes que se acha muito nas lojas hoje e que as pessoas chamam de "tecidinho para patchwork"

Pintura em tecido - Kit de panos de prato e bate mão com pintura de porquinhas.

panos de prato com pintura de porquinhas e barrado de tecido
Todos os porquinhos foram pintados com as mesmas cores.
Faça o fundo com clareador mais a cor azul caribe bem esfumaçado ao redor do desenho.
Pinte a porquinha com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com siena e caramelo para salientar as sombras e as curvas do corpinho das porquinhas. Pinte a parte interna das orelhas com a cor magenta e faça as bolinhas com o branco. Faça pontinhos ao redor da parte interna da orelha para simular um pesponto com o pincel filete e a cor preta.
Pinte os olhos da porquinha com as cores branco, azul celeste e preto. Contorne os olhos com o sépia diluído  faça os cílios e as sobrancelhas com esta mesma cor.
Pinte as bochechas com rosa chá bem esfumaçado e faça uns pontinhos com o branco na bochecha.
Pinta a boca da porquinha com sépia para o contorno, vinho para o fundo da boca e vermelho tomate para a língua.
Pinte os pés e mãos com preto e ilumine com azul marinho e branco.
Pinte o coração no bumbum da porquinha com vermelho vivo, sombrei com vermelho escarlate e ilumine com o branco. Pesponte ao redor do coração com o preto.
Pinte o cado do guarda chuva com siena natural , sombrei com marrom e ilumine com o branco.
Para pintar a porquinha de guarda-chuva: pinte o guarda chuva com verde pinheiro puro sem aplicar clareador nem diluente. Espere secar e sombrei com o verde pântano e preto para marcar bem a armação do guarda chuva e a parte interna. Espere secar e depois de bem seco faça as estampas com as cores amarelo de cadmio para as flores  verde kiwi para as folhinhas, e branco para as bolinhas.Depois de seco faça uma sombra seca com o branco nas divisões do guarda chuva.
Para pintar a porquinha de vestidinho curto: pinte o vestidinho do mesmo modo do guarda chuva, pode variar a estampa apenas seguindo as mesmas cores. Faça o babado da manga e barra do vestido com a cor cinza lunar. Depois com o pincel bem carregado de branco venha dando forma ao babado e puxando a cor para misturar com o cinza. Depois de bem seco dê luz seca branca nas pregas e na manga do vestido.
Pinte o balão amarelo com amarelo canário e amarelo de cadmio para sombrear. Ilumine com o branco.
Pinte o balão azul com azul bebe e azul turquesa, ilumine com o branco; já para o balão vermelho use a cor tangerina, sombrei com vermelho tomate e purpura. Ilumine o balão com o amarelo ouro.
Para pintar  a porquinha do bate mão: use as mesmas cores das outras porquinhas e pinte a flor do cabelo como o vestidinho da porquinha de balões, Faça as folhas da flor com verde pistache e verde pinheiro para as nervuras.
Finalize a pintura dos panos de copa fazendo o chão com clareador mais verde maça, verde grama e verde pinheiro para sombrear. Ilumine alguns pontos com o branco. Pra os matinhos use verde pinheiro e branco e vermelho tomate batidinho para as flores.

 Os riscos usados para pintar estas porquinhas:

risco porquinho com guarda chuva


risco porquinha para pintar

Espero que tenham gostado de mais esta sugestão para o dia das Mães.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Cerejas e papoulas

Olá bom dia! Tudo bem com vocês?
Espero que sim e que esta semana seja de trabalhos legais e ótimas oportunidades.
Pois bem minhas amigas e meus amigos (caso tenha algum rapaz perdido por aqui..srrssr), a Páscoa já se foi e nós que fazemos artesanato já estamos trabalhando agora para o dia das Mães, parece que ainda esta longe mais é rapidinho pra chegar. Quem faz artesanato de qualquer tipo tem que estar sempre a frente, eu conheço artesã que já esta trabalhando para o Natal...bem eu ainda não cheguei neste nível  mas já tenho umas idéias para vocês fazerem para o dia das Mães.
A minha sugestão de hoje para presente artesanal para as mães é este  kit com 3 peças: dois panos de prato e um bate mão; copiei a ideia da minha amiga Claudia, que faz estes kits para exportação, as freguesas  italianas e francesas adoram!

"cerejas e papoulas pintadas em kit de panos de copa"

"cerejas e papoulas amarelas"

"papoulas amarelas e cerejas pintadas em pano de copa"

"bate-mao com cerejas e papoulas pintadas"

"cerejas e papoulas pintadas em bate-mão"

Eu escolhi para este kit, o tema de cerejas e papoulas pintadas, para coordenar com a barrinha de tecido com cerejas, mas pode ser galinhas, porquinhos, ou o que você quiser. Os riscos não são iguais, podiam até ser, sem problema nenhum, mas combinam com o barrado e são pintados nas mesmas cores para dar uma ideia de conjunto. E a diferença dos desenhos dá um ar sofisticado para o conjunto.  Fica bem legal, elegante e faz boa presença numa caixinha bacana. Pensa nesta ideia para o dia das mães, é venda boa com certeza.

Pintura em Tecido - Cerejas e papoulas pintadas em pano de copa e bate mão.

"panos de prato com pintura de cerejas e papoulas"
Todas as 3 peças foram pintadas com as mesmas cores.
Faça o fundo ao redor das papoulas e das cerejas com clareador mais a cor ocre ouro, Esfumace bem.
Para pintar as folhas aplique o clareador mais branco no meio da folha, depois pinte os dois lados com verde grama e esfumace bem para dentro da folha sem cobrir totalmente o branco. Faça o contorno das folhas com verde pinheiro e as nervuras com o sépia.
Pinte as cerejas com branco na parte de maior luz, contorne com o amarelo e misture um pouco com o branco. Depois cubra toda a cereja com vermelho tomate, Use a cor purpura para sombrear a cereja e para marcar o lugar de onde sai o cabinho da fruta. Ilumine com pequenas virgulas brancas.
Nestas pinturas tem papoulas pintadas em dois tons distintos, as mais claras e as mais avermelhadas(escuras)
Para pintar as papolas mais claras use clareador mais a cor amarelo canário  sombrei com amarelo de cadmio e laranja para reforças as sombras e a divisão entre as pétalas. Faça o corte das pétalas com o branco.
Para pintar as papoulas avermelhadas aplique clareador mais a cor amarelo ouro, sombrei com a cor tangerina e reforce as sombras entre as pétalas com o vermelho vivo. Faça o corte das pétalas com o amarelo canário.
Faça o miolo das flores com amarelo ouro, caramelo e sépia. Puxe tracinhos a partir do miolo para as pétalas, para fazer os pistilos, para isso use a cor sépia bem diluída com diluente tecido. Faça pontinhos nos pestilos com as cores sépia e branco.
Finalize esta pintura em tecido fazendo os galhos com sépia diluído e branco para iluminar.

Os riscos de cerejas e papoulas para pintar.

Um destes riso é de papoulas e framboesas, mas eu adaptei para cerejas..srsrsr.
"risco papoulas e framboesas""risco cerejas e papoulas para pintar"


"risco galho de cerejas e flores"
Mais algumas idéias para o dia das mães nos seguintes post:
Lindas Lembranças
Corações da Mamãe!!!!!
Cestas com muitas flores
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje. Um grande abraço e bom inicio de semana.
Beijos!

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Galinha Pintadinha

Oi gente, tudo bem com vocês???
Galinha Pintadinha...não é engano não, você leu certo, o post de hoje é sobre a Galinha Pintadinha...que eu simplesmente não suporto!!!!!!! E não venha você jovem mamãe me dizer, que seu filho adora, que é educativa, que é melhor que muita porcaria por ai...por que eu não engulo!
E as pequenas crianças que hoje amam a Galinha pintadinha, daqui há alguns anos ( isso será em breve) vão fingir que nunca assistiram...pode crer em mim, já passei por isso com aqueles Teletubes e com as ordinárias Bananas de Pijama...tudo vai para o esquecimento. Graças a Deus.
"galinha-pintadinha-pintura-em-tecido"

Mas fazer o que, ela esta na moda, é feia mas tá na moda, é chata mas tá na moda...e as encomendas aparecem. Eu resisti a pinta-las um tempão, mas não dá pra recusar trabalho toda uma vida.
E talvez, alguém queira pintar esta fulana pintadinha e não saiba as cores que usar...então vou tomar este meu post como de utilidade publica para alguma artesã amiga. Ajudar sempre, este é o lema...srsrsr

Pintura em tecido - Bolsinha de creche com pintura de Galinha Pintadinha,

Essa pintura não teve aplicação de fundo.
Pinte o chão com clareador mais a cor siena natural e tiquinho de sépia para sombrear embaixo da galinha.
Pinte o corpo da nossa penosa amiga com clareador mais a cor azul celeste, sombrei com azul ceruleo e ilumine dando forma as penas com o branco. Pinte a crista da galinha com vermelho tomate e vinho para sombrear. Ilumine com o branco. Deixe as pálpebras da galinha mais claras, aplicando o azul celeste mais branco. Pinte os olhos com preto e branco e faça os cílios bem longos com a cor preta.
Pinte o bico e os pés da galinha com amarelo ouro e sombrei com a cor cenoura. Ilumine com amarelo bebe e branco.
Tem umas bolinhas lilás ao fundo, é para combinar com a barra da bolsinha. Eu fiz com o cabo do pincel e a cor lilás.

Risco para pintar a Galinha Pintadinha.


"risco da galinha pintadinha"

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Indo para a cama...

Olá bom dia a todas.
Esta semana estamos pintando motivos infantis com personagens de desenhos animados .
A escolhida de hoje para enfeitar uma fraldinha de menina é a Moranguinho Baby.
baby moranguinho com cobertor e cavalinho
Que já esta prontinha para is para a cama, com seu cobertor e seu cavalinho de pano.

Semana Temática Personagens.

Fralda pintada com Moranguinho Baby.

Faça o sombreado em torno da Moranguinho com clareador mais a cor azul caribe. Aproveite e já faça o chão com clareador mais marfim e ocre ouro para sombrear e tiquinho de marrom para realçar as sombras logo abaixo da moranguinho e do cobertor.
Pinte o rosto e as mãos da Moranguinho com clareador mais a cor amarelo pele, sombrei com caramelo e ilumine, dando forma e volume com o branco.
Pinte o cabelo da moranguinho com clareador mais a cor marrom, sombrei com cerâmica e sépia e ilumine dando forma as pontas do cabelo com o ocre ouro.
Pinte o laço com as cores rosa chá e branco para a primeira faixa; verde maça e verde abacate para a faixa de baixo; e branco com cinza lunar para a faixa do meio do laço. Pinte o morango da tiara com amarelo ouro no meio da fruta, cubra com o vermelho tomate e sombrei com o purpura, Faça as sépalas do morango com verde pinheiro e branco e para as sementinhas use as cores vinho e branco. Pinte o arco da tiara com rosa chá e rosa escuro.
Para pintar os olhos da moranguinho use as cores branco, verde musgo e preto. Contorne os olhos com o sépia e faça cílios e sobrancelhas com esta cor. Faça as bochechas com rosa chá bem esfumaçado e o contorno da boca com sépia. Vermelho tomate para pintar a parte interna da boca.
Pinte o pijama da Moranguinho com vermelho tomate, sombrei com o vinho marcando bem as áreas mais escuras. Ilumine com vermelho vivo e amarelo ouro. Pinte a gola do pijama e os botões com branco sombreado com cinza lunar. Faça a estampinha do pijama com a cor amarelo canário.
Misture a cor verde pistache com diluente até ficar um verde bem ralinho. Aplique esta mistura no cavalinho e sombrei com a cor verde oliva pura. Ilumine com o branco e faça as poás com a cor branca. Faça a boca, os olhos e o pesponto na cara do cavalinho com a cor preta.
Pinte o cobertor da Moranguinho com clareador mais a  cor rosa bebê  sombrei com rosa escuro e ilumine com o branco. Faça a estampa do xadrez com a cor branca.
Não esqueça de fazer um brinquinho na orelha da Moranguinho com a dimensional Glitter ouro, afinal  ela é estilosa!!!!!

O risco da Moranguinho Baby para pintar.

risco da baby moranguinho
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço e fiquem com Deus.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Minnie Mouse

Olá a todos!!!
Como estão vocês minhas queridas?
Espero que estejam todas bem e em paz.
Bem, eu não sou muito boa para pintar personagens, tem gente que adora e já se especializou neste tipo de tema infantil, mas definitivamente, não é o meu caso. Eu sofro muito para terminar uma pintura de Mickey, Minnie, Turma da Monica, Galinha Pintadinha e etc. Não sei por que...é um mistério..rsrrssrrs.
Mas eu sigo tentando e como já disse várias vezes aqui: é errando que a gente aprende e supera obstáculos e meu blog não é só para os meus acertos, é para mostrar os erros também.
Então vou fazer uma semana temática com personagens "da moda" na pintura infantil recente, e que eu ando pintando(com muito suor escorrendo pela testa..srrssr), começando hoje pela senhorita Minnie Mouse.
A Minnie bailarina lilás.
pintura lencol minnie mouse bailarina

E a Minnie no jardim...tudo vermelho..srsrsrsr.
pintura minnie mouse com borboletas
Alguém podia me dizer por que esta ratinha charmosa esta noiva do Mickey ha mais de 50 anos e nunca rolou casório? O que ele tá esperando...? Se fosse eu já tinha mandado ele roer queijo em outra freguesia...ah com certeza!!!
Ah, mais uma coisinha, me perdoem pelas fotos, este tecido das fronhas tem um brilho e as fotos ficaram muito cheias de manchas...mas eu só tinha essas...srsrsrr
Semana Temática Personagens.

Pintura em tecido - Fronha de berço com pintura de Minnie Bailarina.

minnie mouse bailarina lilás
 Essa pintura não teve aplicação de fundo.
Para pintar a Minnie use clareador mais amarelo pele, sombrei com caramelo e ilumine dando volume com o branco. Pinte a cabeça e orelhas com o preto puro e depois de seco faça luz seca com o branco.
Pinte os olhos da Minnie com branco e preto e faça os cílios com o preto. Pinte o nariz com preto também  e ilumine com uma virgula branca. Pra a boca use o vermelho tomate para a língua e a cor vinho para o fundo da boca.
Pinte as luvinhas e a meia calça com branco, espere secar um pouco e sombrei com azul inverno. Depois de seco volte a reforçar o branco para dar luz.
Pinte o laço com clareador mais lilás bebe e sombrei com violeta. Ilumine com o branco e faça as  bolinhas no laço com branco.
Pinte a roupinha com lilás e sombrei com violeta cobalto. Ilumine com o branco. Faça os babados das mangas do collant com violeta na base e branco para formar o babado e iluminar. Depois de seca passe dimensional acqua lilás na sainha e no laço.
Pinte a flor rosa com coral e rosa bebe e amarelo ouro e caramelo para o miolo, a amarela com amarelo de cadmio e laranja e miolo com cenoura e cerâmica e a flor magenta com magenta e lilás bebe e amarelo ouro e caramelo para o miolinho.
Finalize a pintura fazendo o chão com clareador e marrom.

Pintura em tecido - Fronha de berço com Minnie e borboletas.

pintura tecido minnie mouse

 Comece fazendo o fundo com clareador mais a cor azul inverno bem esfumaçado ao redor da ratinha e das borboletas.
Pinte o chão com clareador mais verde pistache e sombrei com o verde oliva.
Para pintar a Minnie use clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com caramelo e ilumine dando volume com o branco. Pinte a cabeça, as orelhas, os braços e as pernas com o preto e ilumine  com o branco.
Pinte os olhos da Minnie com branco e preto e faça os cilos com o preto. Pinte o nariz com preto também  e ilumine com uma virgula branca. Pra a boca use o vermelho vivo para a língua e a cor vinho para o fundo da boca.
Pinte as luvinhas com branco e sombrei com o cinza lunar. Depois de seco reforce o branco para iluminar.
Pinte o laço, o vestido e os sapatinhos com vermelho tomate, sombrei com o vinho e ilumine com o vermelho vivo.
Faça a estampa do vestidinho com branco e pinte o babado da gola com cinza lunar e branco para iluminar.
Pinte as borboletas com amarelo canário  sombrei com amarelo de cadmio e ilumine com amarelo bebe. Faça os detalhes nas asas com azul celeste e branco. E pinte o corpinho e as antenas das borboletas com sépia e branco para iluminar.
Pinte as folhas e caule das plantas com clareador mais a cor verde oliva, sombrei com verde pinheiro e ilumine com branco.
Para as flores use as cores rosa bebe, rosa chá para sombrear e branco para fazer o corte das pétalas. Pinte o miolo das flores com amarelo ouro, sombrei com caramelo e escureça a base do miolo com pontinhos sépia.

Os riscos para pintar a Minnie Mouse.

risco minnie bailarina

risco minnie mouse  no jardim

Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço e bom inicio de semana. Fiquem com Deus.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...