Coisas da Nil - Pintura em tecido: março 2013

domingo, 31 de março de 2013

Meu blog de riscos

Oi gente boa noite, tudo bem com vocês?
Espero que todos estejam muito contentes e satisfeitos com a visita achocolatada do Coelhinho de Páscoa...srsrsr...e nada de brigar com a balança amanhã; a coitadinha não tem culpa dos quilinhos a mais que aparecem misteriosamente ao redor das cinturas após estes feriados de festa e comilança...srrsrssr.
Hoje quero contar uma novidade pra vocês, tenho um novo boguinho, só com riscos para pintar.

É o Artes da Nil - Riscos e Rabiscos.
Eu estava olhando o tanto de riscos que eu vou juntando e passando para cds e pendrivers, depois a gente até esquece do que tem. Então eu resolvi abrir este endereço de blog que eu tinha registrado ir adicionando estes risco lá. Separando e organizando pra facilitar a procura.
Ele ainda é bem novinho, tem poucos dias de nascido mas eu já postei alguns risquinhos para dividir com todo mundo.
Sei que já existem muitos blogs e sites com desenhos e riscos para pintura, mas quanto mais melhor...srsrsr
Espero que ele venha a ser mais uma ferramenta de pesquisa para minhas amigas artesãs.
Então, estão todas convidadas a conhecer, usar e abusar do Artes da Nil - Riscos e Rabiscos , será um prazer dividir mais este espaço e meu acervo de riscos com vocês.
Beijocas!

sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz Páscoa!

Olá meus amigos e amigas, tudo bom com vocês? Espero que sim!
Hoje quero desejar uma boa Páscoa para todos!
Que o sentido de renascimento desta data tão especial renove as alegrias, a fé e a esperança no coração de todos os meus amigos aqui do blog.


Deus abençoe a cada um de vocês e que seu renascimento seja de esperanças, paz e muito amor!
Bjs!

quarta-feira, 27 de março de 2013

Um beijinho no coelhinho lindo!

Olá minhas queridas, bom dia!!!! Tudo bem com vocês?
Vocês já estão planejando o almoço do feriado???? Bacalhau, risoto, vinho, sobremesas gostosas...???
Se tiver tudo isso pode me convidar pra almoçar ai com vocês que eu largo as minhas panelas e corro pra sua casa rapidinho..srsrsrsrs!!!
Voltando ao trabalho...hoje eu trago uma fralda lilás com pintura de menininha e coelho.
"fralda lilas pintada para menina com bebe e coelho"
Olha que fofa ela beijando o coelhinho, acho que é para ganhar mais ovos de Páscoa...srsrsrsr
Uma coisa que eu sempre acho bem engraçado é que as pessoas compram fraldas coloridas para fazer enxoval e sempre me mandam pintar da mesma cor. Por exemplo fralda lilás, manda pintar com lilás, fralda rosa com rosa, elas se esquecem que estas fraldas coloridas pegam qualquer cor de tinta também.....srsrrsr!
É o efeito tom sobre tom!

Pintura em tecido - Fralda lilás com pintura de menininha e coelho.

Comece fazendo o fundo desta fralda com clareador amais a cor azul caribe, como a fralda é lilás, o azul bebe aqui fica bem sumidinho então um tom mais forte como o azul caribe fica bem bom.
Aproveite e já faça o chão com clareador mais a cor verde grama, escureça com o verde pinheiro fazendo sombra embaixo da menininha.
Pinte a menina com clareador mais a cor salmão bebe, Sombrei com siena natural e co a cor acaramelo reforce as sombras e marque as dobras e cavidades co corpo como os olhos, orelha, nariz, as dobrinhas da perna e os dedos do pé. Ilumine dando volume com o branco.
Pinte o cabelo com a cor ocre ouro (sem clareador) sombrei com o caramelo e acentue as sombras com o cerâmica  Faça os fios soltos com cerâmica e terra queimada e alguns com preto, cuidado para não exagerar.
Pinte o contorno dos olhos, cílios e  sobrancelhas da menina com sépia bem diluído  Faça as bochechas da menina com sujeirinha de rosa chá e esfumace bem. Pinte o fundo da boquinha com vermelho carmim, e ilumine ao redor da boquinha com branco.
Para os laços e o macacão use clareador mais a cor lilás bebe, sombrei com violeta cobalto e ilumine com o branco. Use o branco para a estampa de bolinhas.
Pinte o senhor Coelho com ocre ouro (de novo sem clareador) sombrei com a cor siena natural e acentua as sombras com tiquinho de marrom. Ilumine com amarelo canário.
Faça a parte interna das orelhas e da mãozinha do coelho com verde bebe e bolinhas brancas, contorne com tracinhos pretos. Pesponte todo o corpo do coelho com a cor preta e utilizando o pincel filete.
Faça os olhinhos com preto, as bochechas com rosa chá e contornadas com o preto e o nariz com vermelho carmim. Pinte 3 pontinhos no nariz para dar luz. Faça o contorno da boca do coelho com a cor preta.
Não se esqueça de fazer um brinquinho na orelha da menina e uma pulseirinha no bracinho com a dimensional Glitter ouro.
Finalize esta pintura de fralda fazendo os matinhos com verde pinheiro para os matinhos e branco e amarelo ouro para as flores.

O risco para pintar esta menininha com o coelho.

'risco menina beijando coelho"
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje e caprichem bastante nas pinturas...e no almoço de Pascoa!
Beijos!

segunda-feira, 25 de março de 2013

Chuva de bençãos...

Ola bom dia minhas queridas!
Essa é uma semana curtinha, semana de feriado, Semana Santa!
E desejo, do fundo do meu coração, que esta semana seja santa para todos, com chuva de bençãos e alegrias.
Para ajudar já trouxe um anjinha despejando sua porção de estrelas e glorias sobre todos!!
" anjinha preciosos momentos pintada em lencol de berço"
Essa anjinha é sempre um sucesso entra as vovós na hora de escolher os motivos para o enxoval das netinhas... Tem cara de coisa de vó mesmo..srsrsrrs.

Pintura em tecido - Lençol com pintura de anjinha dos Preciosos Momentos.

Comece esta pintura em tecido fazendo um sombreado ao redor da anjinha com clareador mais a cor azul inverno bem esfumaçado. Aproveite e já faça algumas nuvens no céu e próximas a menina com clareador mais azul celeste, azul bebe e branco.
Pinte o rosto e as mãos da nossa anjinha com clareador mais a cor amarelo pele, sombrei com caramelo e ilumine com o branco. Pinte o cabelo com clareador mais a cor ocre ouro, escureça com siena e sépia para realçar os cachos, e amarelo ouro para iluminar. Sempre pinte estes cabelos da turma do preciosos momentos seguindo o risco com cuidado e usando a cor de luz e a de sombra para definir os cachos.
Pinte os olhos com as cores branco, verde musgo e preto. Ilumine com branco e use a cor sépia bem diluída para fazer o contorno dos olhos, os cílios e as sobrancelhas. Pinte o contorno da boca com o sépia.
Pinte o laço e a túnica da anjinha com clareador mais a cor lilás bebe, sombrei com lilás e acentue os contornos com o violeta cobalto. Faça a gola e as bolinhas do laço com o branco. Para pintar o babado na manga da túnica passe a cor violeta bem próximo a boca da manga e depois com o pincel em pé e carregado de branco puxe os babados no sentido contrario a cor violeta, ou seja da ponta para a manga.
Pinte os sapatinhos da anjinha com vermelho carmim, sombrei com vinho e ilumine com o rosa bebe.
Para as asas da anjinha use clareador mais a cor verde bebe, sombrei com verde bandeira e ilumine dando forma as asas com o branco.
Pinte as estrelas com amarelo ouro, contorne com siena natural e depois de seco aplique a tinta dimensional acqua Sol, para dar brilho. Faça o cordão das estrelas com o sépia.
Para pintar a nuvem primeiro marque as áreas de volume da nuvem com a cor azul celeste  espere secar um pouquinho e aplique o branco. Depois reforce a cor azul e esfumace bem. Reforce o branco para iluminar e dar volume a nuvem.
Pinte o coração com vermelho vivo e vermelho escarlate para dar uma leve sombreada. Faça bolinhas no coração com a cor branca e um pontilhado ao redor dele todo com a cor preta. Depois de seco passe um pouco de dimensional Glitter Sol para dar brilho.
O risco para pintar esta menina dos Preciosos Momentos.
"risco anjinha preciosos momentos"
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Porquinhas com cores.

Oi minhas amigas, tudo bem com vocês?
A pedido de algumas amigas hoje vou postar esse semaninha de porquinhas com as cores.
"semana com pintura de porquinhas"

Esse é um trabalho antigo, que eu já publiquei aqui no blog neste post 7 porquinhas + 1 , e é um dos mais acessados por aqui. Algumas fotos são antigas, fotos de celular, então me desculpem pela qualidade ruim delas.

"pintura porquinha se bronzeando"
1 - Pintura em tecido - Porquinha se bronzeando
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco.
Laço e biquíni - vermelho tomate e vinho, ilumine com vermelho vivo; pinte o babado com branco e cinza lunar.
Óculos escuro - branco sombreado com cinza lunar para a armação e preto para as lentes.
Toalha - amarelo ouro sombreado com caramelo para umas listras e magenta, purpura e branco para as outras. Faça detalhes em forma de "v" em toda a barra da toalha com o pincel filete e a cor branca.
Girassol - branco e verde oliva para as folhas e caule. Pinte a flor com amarelo ouro, escureça um lado da pétala com laranja e ilumine o outro lado com o branco. Para o miolo use as cores amarelo ouro, verde oliva e marrom.
Chão e matinhos com marrom e verde oliva.

"pintura porquinha na aula de dança"
2  -  Pintura em tecido - Porquinha na aula de dança.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Pinte os olhos com as cores branco, azul celeste e preto. Preto para cílios e sobrancelhas.
Pinte o colant, a saia e o laço na cabeça com  rosa bebe, rosa chá e purpura. Ilumine com o branco.. Faça detalhes no colante e no laço com dimensional Glitter prata e com a acripuff branco faça a barra do short.
Pinte as polainas com amarelo ouro e sombrei com cerâmica.
Pinte as folhas com verde musgo, verde pinheiro para sombrear e branco para iluminar.
Flores com amarelo ouro sombreado com tangerina e purpura. Branco para o corte das pétalas. Faça o miolo com amarelo ouro, caramelo, sépia e branco. Preto para os pistilos e amarelo ouro e branco para o polem das flores.
Chão e matinhos com verde oliva e verde pinheiro.
Borboletas com amarelo ouro, verde musgo e vermelho carmim, sépia para o corpinho e dimensional Glitter ouro para contornar as asas.

"pintura porquinha comendo milho"
3  -   Pintura em tecido - Porquinha comendo milho.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Cílios e sobrancelhas com a cor preta.
Pinte o Body e o laco na cabeça com lilás bebe sombreado com lilás e violeta cobalto. Ilumine com o branco. Faça o detalhe no recorte do Body com o branco.
Pinte os pés de milho com verde folha, verde musgo para sombrear e amarelo limão e branco para iluminar.
Pinte os milhos com amarelo ouro, marque a divisão dos caroços com o cerâmica e ilumine fazendo pequenos pontos com o amarelo canário e branco.
Pinte a cerca com a cor marfim, sombrei com o mostarda e acentue as formas com a cor sépia e ilumine com marfim e branco. Faça a cabeça dos pregos na tábua com a cor preta.
Girassol - branco e verde oliva para as folhas e caule. Pinte a flor com amarelo ouro, escureça um lado da pétala com laranja e ilumine o outro lado com o branco. Para o miolo use as cores amarelo ouro, verde oliva e marrom.
Pinte o chão e os matinhos com verde pistache, verde oliva e branco.

"pintura porquinha na banheira"
 4 - Pintura em tecido - Porquinha na banheira.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Faça os olhos com branco, azul celeste e preto e use o preto para fazer os cílios e sobrancelhas.
Pinte o laço da cabeça com verde maça e sombrei com verde abacate. Ilumine com amarelo limão.
Banheira - Pinte a banheira com a cor branca, espere secar um pouco e sombrei com azul turquesa e cinza. Acentue o branco em algumas partes da banheira para iluminar. Faça o encosto da banheira com azul bebe, azul turquesa e branco. Pinte as bolhas de sabão com azul mar e branco. Faça a espuma que esta na banheira e no chão com acripuff branco.
Girassol - branco e verde oliva para as folhas e caule. Pinte a flor com amarelo ouro, escureça um lado da pétala com laranja e ilumine o outro lado com o branco. Para o miolo use as cores amarelo ouro, verde oliva e marrom.
Faça o chão e os matinhos com marrom, verde oliva e verde pinheiro.

"pintura porquinha na cerca"
 5 - Pintura em tecido - Porquinha na cerca.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Pinte os olhos da porquinha com as cores branco, azul celeste e preto. Cílios e sobrancelhas com a cor preta.
Pinte o shortinho, o top e o laço na cabeça com azul celeste  sombrei com o azul turquesa e ilumine com o branco. Faça bolinhas com o branco, e a rendinha na perna do shortinho com acripuff branco.
Pinte as folhas com branco, sombrei com o verde pistache e verde oliva. Pinte as flores com a cor lilás do miolo para a ponta da pétala, acentue o sombreado próximo ao miolo com o violeta cobalto. Pinte as pétalas da ponta para o miolo com o branco, carregando bem no pincel. Faça o miolo das flores com amarelo ouro, caramelo e sépia.
Pinte a cerca com amarelo pele, sombrei com marrom e sépia e ilumine com salmão bebe.
Faça o chão e os matinhos com verde oliva.

"pintura porquinha fazendo ginastica"
6 - Pintura em tecido - Porquinha fazendo ginastica.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Faça os olhos com branco, azul celeste e preto. Pinte os cílios e as sobrancelhas com a cor preta.
Pinte o laço na cabeça e o conjunto de ginastica com coral e escureça com o purpura. Ilumine com a cor rosa bebe. Faça a palavra "PIGY" na camiseta com a dimensional Glitter ouro.
Pinte a cerca com ocre ouro, sombrei com sépia e tiquinho de preto, Pregos nas tábuas com o preto.
Girassol - Verde oliva e verde pinheiro para as folhas e caule.Branco para iluminar.
 Pinte a flor com amarelo de cadmio, escureça um lado da pétala com laranja e ilumine o outro lado com o branco. Para o miolo use as cores amarelo ouro, caramelo e marrom.
Pinte os matinhos e o chão com verde pistache e verde oliva.

"pintura porquinha de biquini"
 7 -  Pintura em tecido - Porquinha de biquíni na Praia.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Faça os olhos com branco, azul celeste e preto. Pinte os cílios e as sobrancelhas com a cor preta.
Pinte o laço na cabeça com verde musgo, verde pinheiro e amarelo limão para iluminar.
Pinte o biquíni com as cores magenta, verde musgo e branco para iluminar.
Faça o sorvete com  a cor cenoura e ilumine com o branco. Faça o palito com marfim. Pinte a armação do óculos com vermelho escarlate e  vinho para escurecer. Faça a lente com o preto e ilumine com uma virgula branca em cada lente.
Pinte as montanhas com ocre ouro, verde musgo, siena e sépia. Faça o sol com amarelo ouro e laranja e os raios de sol com dimensional Glitter ouro.
Pinte a cerquinha com marfim, siena natural e sépia.
Faça o chão e os matinhos com verde oliva.

"pintura porquinha periguete com carta"
8 - Pintura tecido - Porquinha periguete.
Porquinha - amarelo pele, sombrear com caramelo e iluminar com o branco. Preto para os pés. Ilumine com o branco. Faça os olhos com branco, azul celeste e preto. Pinte os cílios e as sobrancelhas com a cor preta.
Pinte o laço e a mini blusa com vermelho tomate e sombrei com vinho. Ilumine com o vermelho vivo. Escreva a palavra "PIGY" na blusa com dimensional Glitter ouro.
Pinte a mini saia com azul caribe, escureça com azul turquesa e ilumine com branco. Faça o pesponto nas laterais e na barra da saia com o azul marinho e om pincel filete.
Pinte a carta na mão da porquinha com a cor branca, sombrei com cinza lunar e faça o coração com vermelho fogo.
Pinte a cerca com amarelo pele, sombrei com ocre ouro e a cor caramelo e acentue as sombras com o sépia. Ilumine com amarelo pele. Faça os pregos nas tábuas com o preto.
Faça a trepadeira na cerca com as cores  verde abacate e branco para as folhas e purpura, vinho e branco para as rosinhas.
Pinte a caixa do correiro com azul petróleo  sombrei com preto e ilumine com o branco. Pinte a flamula com marfim e ocre ouro e escreva a palavra " correio" com  a cor sépia.
Pinte o chão e os matinhos com verde oliva e sépia.
Os riscos para pintar estas porquinhas estão no post 7 porquinhas + 1 , é só clicar e copiar.
Um grande abraço a todos e bom final de semana.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Que fofos!!!!

Oi minha gente, tudo bem com vocês?
Lembra que eu estava fazendo uma encomenda de panos de copa com bichinhos?
Pois bem, depois do sucesso da  Vaquinha e dos Gatos dos posts anteriores, hoje é o dia do fiel amigo do homem...os cachorros!!!!!!!
"pintura em tecido cachorros"
Gente...repara que carinha mais lindinhas destes cachorrinhos! Me disseram que eles são da raça perdigueiro e que  são inteligentes, companheiros, amigos, bons caçadores e pastores...mas eu acho mesmo que eles estão com cara que querem ganhar agradinho... alguém tem um biscoito Scooby por ai?

Pintura em tecido - Pano de prato com cachorrinhos.

Faça o fundo ao redor dos cachorrinhos com clareador mais a cor siena natural bem esfumaçado. Esse fundo vai contrastar bem com a cor dos cachorros.
Aproveite e já faça o chão com clareador mais siena,, sombrei com verde oliva e verde pinheiro.
Pinte o corpo dos cachorros com clareador mais a cor branca. Eu sempre espero secar um pouco antes de entrar com o sombreado, neste caso a cor cinza lunar. Não esqueça de trabalhar bem este sombreado com o cinza lunar; é ele que vai dar forma ao corpinho do cachorro, as patinhas e contornar as manchas.
O cachorro perdigueiro pode ser manchado de marrom ou preto, como o preto é mais comum então é a cor que usamos aqui para as manchas. Pinte as manchas com o preto puro e depois de seco ilumine com luz seca branca.
Pinte os olhos dos cachorros com as cores branco, marrom e preto. Faça cílios e sobrancelhas com o preto.
Pinte o nariz com preto e ilumine com algumas pintinhas brancas.
Pinte as "bochechas" dos cachorros com clareador mais a cor salmão bebe e sombrei com siena natural. Ilumine com branco e faça pintinhas pretas próximo ao focinho.
Pinte o fundo da boca com vinho e a língua com vermelho tomate.
Para pintar o lenço no pescoço do cachorro a direita use a cor vermelho escarlate, sombrei com a cor vinho e ilumine com o vermelho vivo. Faça o xadrez da estampa com as cores amarelo canário e azul celeste.
Pinte os matinhos com verde pinheiro, siena e branco . Faça um batidinho com branco e verde pistache para as flores do matinho.
Este é o risco que eu usei nesta pintura. Foi eu mesma que fiz este risco montando dois riscos separados... tô me achando com esta minha façanha.....kkkkkkk!!!!!!!!!!
"risco para pintar cachorrinhos"

Espero que tenham gostado. Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Totalmente largada..srrsrsrs!!!!

Oi minha gente, tudo bem com vocês?
Hoje trago uma pintura de vaquinha feita em pano de prato. Era uma encomenda para uma médica veterinária, só com bichinhos;  no decorrer da semana eu vou postando os outros moradores da fazendinha...srsrsr.
Adoro pintar esta vaquinha, ela tem um jeitinho tão largado...eu adoro a carinha sossegada dela.
Ela conquista todo mundo com este olhar de "vocês precisam me amar"....srsrrsrs...!!! Não tem quem resista!!!
"pano de copa com pintura de vaquinha country"
Quem me dera a vida de sombra e água fresca desta nossa amiguinha mimosa!!!!!!!!

Pintura em Tecido - Pano de copa com pintura de vaquinha.

Pinte o fundo desta pintura com clareador mais a cor azul caribe bem esfumaçado ao redor da vaquinha. Aproveite e já faça o chão com verde oliva e sépia.
Pinte a vaquinha com clareador mais a cor branca, espere secar um pouco e sombrei com cinza lunar. Faça as manchas da vaquinha com a cor terra queimada. Depois de bem seca faça as estampinhas nas manchas com a cor amarelo canário.  Pinte a parte interna das orelhas com as cores rosa chá e branco para iluminar.
Pinte o focinho da vaca com a cor salmão bebe, sombrei com amarelo pele e acentue as sombras com o cappuccino. Marque as narinas da vaca com o cappuccino. Pinte dois corações com a cor vermelho carmim no lugar das bochechas e ilumine com uma virgula branca,  Pinte o contorno da boca com o sépia.
Para pintar os olhos da vaca use a cor preta e ilumine com o branco. Faça os cílios e sobrancelhas com preto.
Pinte os chifres da vaquinha com amarelo pele e siena natural. Enfeite os chifres com laços pintados com amarelo  de cadmio e sombreado com cenoura. Use a cor amarelo bebe para iluminar os laços.
Faça uns pontinhos com a cor preta para simular um pesponto ao redor de cada mancha da vaca e acima dos cascos.
Pinte os cascos da vaquinha com preto, espere secar e dê uma luz seca com o branco.
Para pintar as borboletas eu usei um estêncil e as cores cerâmica para o corpinhos e antenas e amarelo cadmio e caramelo para as asas. Faça bolinhas brancas nas asas de algumas borboletas,
Finalize esta pintura fazendo os matinhos com a cor verde oliva e branco juntos no pincel. Para as flores use as cores vermelho carmim e branco.
O risco que eu usei para pintar esta vaquinha.
"risco para pintar vaquinha"
Espero que tenham gostado desta sugestão tão fofinha. Um grande abraço e boa semana.

domingo, 17 de março de 2013

Misturando cores

Ola a todos! Vocês já procuraram por uma cor de tinta na loja e simplesmente não acharam? Já acabou sua cor no final da pintura as 11:00 da noite e você quer morrer de raiva porque tem que esperar até o dia seguinte para terminar? Já precisou de cores novas e você não tinha um centavo no bolso????
Todas essas situações já aconteceram comigo, por isso é sempre bom ter uma tabelinha de tons de cores que você pode conseguir a partir da mistura de outras cores.
Então vou publicar esta listinha que tem me ajudado muito nos momentos de perrengue..srsrsr. Espero que ajudem vocês também.



"dicas para misturar tintas"

Lista de mistura de cores para pintura em tecido.

Tem cores nessa listinha que eu amo fazer, como o verde seco (que a acrilex não fabrica mais) verde cana, e o bordoux.

Abóbora - vermelho + amarelo.

Amarelo Cádmio - amarelo ouro + isca de laranja.

Amarelo Bebê     - branco + isca de amarelo limão.

Açafrão - 2 partes de amarelo + 1 parte de laranja.

Azul  -  verde + amarelo.

Azul celeste  - branco + azul turquesa.

Azul bebe   -  branco + isca de azul caribe.

Azul escuro - 1 parte vermelho + 1 parte azul.

Azul Caribe  - azul ultramar + branco.

Azul inverno  - azul caribe + isca de preto.

Azul mar  - azul celeste + verde bandeira.

Azul marinho - azul turquesa + preto.

Azul petróleo - azul marinho + preto.

Azul rei - azul + rosa.

Azul turquesa - 4 partes azul + 1 parte verde.

Azul ultramar - azul cobalto + violeta + clareador(incolor)

Araucária - verde pinheiro + 1/3 de preto.

Areia   - amarelo pele + isca de sépia.

Bege  - marrom + branco.

Bordeaux  -  vermelho + azul mar.

Bronze - vermelho + verde.

Coral  - salmão + isca de vermelho tomate.

Cappuccino - marfim + terra queimada.

Cinza  -  branco + isca de preto.

Cinza lunar  -  azul + preto + branco.

Chumbo   -  preto + amarelo ouro.

Cerâmica - Púrpura + verde oliva.

Castanho claro  - verde folha + isca de marrom (para alcançar tons de 
castanho mais escuro vá aumentando a quantidade de marrom e substitua o verde folha pelo verde musgo).

Coral - salmão + um pingo de vermelho tomate.

Enxofre - verde + amarelo.

Flamingo - 3 partes de branco + 1/2 parte de vermelho + 1 parte de amarelo + 1 parte de marrom.

Goiaba - amarelo canário + vermelho cardinal.

Grená  - 3 partes de vermelho + 2 partes de azul.

Jacarandá - vermelho carmim + verde oliva.

Laranja -  vermelho + amarelo ouro.

Lavanda - lilás + amarelo pele.

Lilás  -  vinho + branco.

Lilás menina  - rosa + azul claro.

Lilás bebe - branco + isca de violeta cobalto.

Marfim  - branco + isca de amarelo ouro.

Marrom - laranja + preto.

Marrom intenso - marrom + isca de preto.

Mostarda - amarelo ouro + cinza lunar.

Nápoles -  branco + 1/3 de amarelo ouro.

Ocre ouro - salmão + verde oliva.

Pastel -  branco + 1/3 de amarelo limão.

Pálido -  branco + 1/3 de laranja.

Petróleo  -  azul marinho + preto (porções iguais).

Pêssego  - marfim + laranja.

Rosa  -  vermelho + branco.

Rosa natural  -  amarelo + isca de rosa escuro.

Rosa ciclame  -  rosa escuro + verde glacial.

Rosa bebe  - branco + isca de rosa.

Rosa Paixão -  rosa escuro + isca de caramelo e isca de clareador.

Rosa Pálido  -  salmão + violeta cobalto.

Rosa morena  -  rosa chá + isca de cerâmica.

Rosa salmão  -  rosa chá + amarelo ouro.

Rosa queimado  -  rosa escuro + cerâmica.

Rosa envelhecido  -  amarelo pele + vinho.

Rosa chock  -  magenta + branco.

Rosa goiaba  -  tempo de chuva + 1/3 de rosa chá.

Roxo  -  magenta + azul.

Salmão  -  amarelo pele + vermelho.

Salmão bebê  -  marfim + isca de rosa.

Sépia  -  verde musgo + marrom.

Siena natural  -  amarelo ouro + marrom.

Tangerina  -  vermelho tomate + amarelo de cadmio.

Tempo de chuva  -  violeta + 1/3 de amarelo limão.

Terra queimada  -  marrom + vinho.

Verde  -  azul + amarelo.

Verde água   -   verde + branco.

Verde bobo  -  verde folha + 1/3 de laranja.

Verde claro  - uma colher de chá de verde oliva + um potinho pequeno de tinta branca

Verde  esperança - verde veronese + azul celeste.  

Verde escuro  -  verde bandeira + 1/3 de preto.

Verde cana   -  marfim + branco + verde oliva.

Verde sienado  -  purpura + 1/3 de verde oliva .

Verde sombra  -  verde oliva + preto.

Verde seco  -  azul cerúleo + ocre ouro.

Verde folha  -  verde musgo + amarelo limão.

Verde grama  -  azul cobalto + ocre ouro.

Verde pinheiro  -  verde musgo + azul marinho.

Verde glacial  -  marfim + azul celeste.

Verde veronese  -  amarelo limão + azul turquesa.

Verde oliva  -  verde musgo + sepia.

Verde forte  -  sépia + azul marinho.

Verde escuro  -  verde bandeira + preto.

Verde exército - metade verde oliva +metade verde musgo

Verde pântano  -  verde pinheiro + preto.

Verde bebê  -  branco + isca de verde bandeira.

Verde natural  -  cinza lunar + amarelo ouro.

Verde pistache  -  amarelo canário + verde oliva.

Vermelho queimado - vermelho carmim + cappuccino.

Vermelhão  -  vermelho escarlate + 1/3 de amarelo ouro.

Vermelhão cereja  -  vermelho escarlate + 1/3 de caramelo.

Violeta  -  vermelho + azul.

Violeta absoluta  - azul marinho + 1/3 de purpura.

Vinho  - vermelho + azul.

Vinho Uva - sépia + 1/3 de púrpura. 


Tons de pele (bebes e bonecas)

Salmão bebe - marfim + isca de rosa.

Porcelana - salmão bebe + branco.

Pessego fosco - caramelo + salmão bebe.

Blush - caramelo + marrom + salmão bebe (base para algumas peles mais morenas)

Canela - blush + sépia.

Pele baby - 1/2 potinho de tinta (aquele de 35 ml) de amarelo pele + 1/2 potinho de tinta branca + 1 tampinha bem cheia de rosa chá + 1/2 tampinha de marrom. Misture tudo e terá um tom de amarelo pele bem mais claro ideal para pintar pele de bebe.



Se você tem alguma outra mistura que não esta nesta listinha e quiser adicionar aqui é só me deixar um recadinho nos comentários me contando  tá. 
Um grande abraço.


Atualização - Queridos amigos e amigas sempre que alguem coloca uma nova sugestão aqui eu atualizarei a lista. Muito obrigado a todos pelas dicas preciosas.


Bjs



sexta-feira, 15 de março de 2013

Só meninos....

Ola amigas, bom dia!!!
Ainda estou numa correria doida por aqui, mas hoje trago umas pinturas com temas de meninos para vocês.
Um menino com seus brinquedinho...
"fralda pintada com menino e carrinhos"

O risco original desta pintura só tem um carrinho, essa ideia de adicionar mais brinquedos na linha, inclusive um helicóptero, eu vi lá na página da Lainy Artes no Facebook e adorei...e fiz igual..srsrsrsrsr!

 E esse lindinho que só dorme com seu cobertor preferido...acho que tem muito bebe que faz isso...srsrsr!
"fralda de boca com pintura de menino com cobertor"
Esse desenho foi eu mesmo que adaptei, peguei um desenho do Mickey e coloquei este rostinho fofo. Não  chamo de "projeto" nem de "adaptação" é só uma ajeitada que a gente dá nos desenhos quando precisa de novidades...srsrsr.
Espero que esta idéias ajudem vocês a colocar novidades nas suas encomendas de enxoval de meninos. pinceis e tintas e vamos pintar.

"pintura menino com carrinhos"

 Pintura em tecido - Fralda com menino e seus carrinhos.

Faça um fundo ao redor do menino com clareador mais a cor azul bebe, esfumaçando bem.
Pinte o menino com clareador mais a cor amarelo pele, sombrei com siena e caramelo para acentuar os contornos do corpinho. Use o branco para iluminar e dar forma.
Para pintar o cabelo aplique clareador mais a cor ocre ouro, sombrei com siena natural e um pouco de sépia diluído com diluente de tecido. Ilumine com fios amarelo canário.
Pinte os olhos do menino com as cores branco, azul caribe e preto. Não esqueça de marcar bem as pálpebras com o branco. Use o sépia para fazer cílios, sobrancelhas, o nariz e o contorno da boca do menino.
Faça a camiseta com clareador mais a cor azul bebe, faça as listras com azul cerúleo e branco. Contorne a camiseta usando o pincel filete e a cor azul turquesa.
Pinte a fralda com branco, espere secar um pouco e sombrei com o cinza lunar. Faça a presilha da fralda com azul cerúleo e amarelo ouro.
Faça a cordinha dos carinhos com a cor cinza(não é cinza lunar) e branco.
Pinte o carinho com vermelho vivo,  sombrei com vermelho escarlate e faça a estampa com o vinho. Pinte o vidro da janela com o branco, sombrei com cinza lunar e faça uns riscos com o azul turquesa para simular o reflexo no vidro. Pinte as rodas com a cor cinza, faça o centro com o preto e ilumine com branco.
Pinte o helicóptero com azul celeste e sombrei com o azul turquesa. Faça a hélice  e os detalhes na lataria com o amarelo ouro e siena natural. Faça a rodinha com o preto. Pinte o vidro com o branco, sombrei com cinza lunar e faça uns riscos com o azul turquesa.
Para o jipe camuflado use as cores marfim, sépia e verde pistache encaixadas para compor o quebra cabeça do desenho. Faça o detalhe da lataria acima das rodas com a cor cenoura e ilumine com o branco. Pinte as rodas com as cores cinza, preto e branco. Faça o vidro igual ao dos outros carrinhos.
Finalize esta pintura fazendo o chão com clareador mais a cor verde oliva, e ilumine com o branco. Faça os matinhos com verde olive e as flores com amarelo ouro.

"medalhão com pintura de menino com cobertor"

Pintura em tecido - Fralda de boca com menino e cobertor.

Esta pintura não teve aplicação de fundo.
Pinte o menino com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com siena e tiquinho de caramelo para marcar bem as sombras.
Pinte o cabelo com ocre ouro, sombrei com siena natural e sépia. Puxe os fios com o sépia diluído e ilumine com o amarelo ouro.
Faça os olhos com as cores branco, azul celeste e preto. Use o sépia diluído para fazer cílios  sobrancelhas e o contorno da boca, Faça o nariz com caramelo.
Pinte a chupeta com clareador mais azul celeste e sombrei com azul cerúleo e ilumine com a cor branca.
Pinte o pijama do menino com clareador mais a cor verde bebe, sombrei com a cor acqua marine e ilumine com o branco. Faça os punhos do pijama com o branco.
Pinte o babador com marfim e o viés com amarelo ouro e siena para sombrear. Ilumine com o branco.
Para pintar o cobertor use clareador mais a cor  azul caribe, escureça com o azul turquesa e ilumine com azul bebe e branco. Branco para as bolinhas.
Finalize fazendo o colchão aonde o menino esta sentado, usando para isso as cores marfim e ocre ouro.
Estes são os riscos usados nestas pinturas.
"risco menino com cobertor""risco menino com carrinho"

 Um grande abraço e bom final de semana.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Que soninho gostoso!!!!!

Olá meninas e meninos (caso tenha algum por aqui visitando nosso bloguinho..srsrsr)
As mamãe de meninas que me procuram para fazer enxoval, tem verdadeira adoração por estes motivos de menininhas deitadas com calcinhas de frufru (babadinhos) . São tantos e com vários detalhes diferentes, mas em essência a ideia tão doce de uma meiga menininha deitada no chão, num soninho tão angelical e com sua calcinha cheia de babados encanta as mamães.
Esse motivo é tão querido que já se tornou um clássico dos enxovais de menina; até já fiz um post aqui no blog sobre ela, com varias opções de cores para a calcinha. É um dos mais acessados aqui no blog, e você  ainda não conhece pode vê-lo no post Um classico .
Hoje trago uma variação desse desenho com uma menina  muito fofa de chupeta e maria chiquinha...
Espero que apreciem mais esta repaginada do desenho.
"fralda pintada com menina de calcinha de babados lilas e chupeta"

 Pintura em tecido - Menina deitada com calcinha de babados e chupeta.

Comece esta pintura fazendo o fundo ao redor da menina com clareador mais a mistura das cores azul bebe e branco metálico bem esfumaçado.
Como o lençol esta por baixo da menina ele deve ser pintado primeiro. Aplique clareador mais a cor branca, aplique o cinza lunar logo em seguida, sem esperar o branco secar, porque queremos que o sombreado seja bem leve. Marque bem a sombra do corpinho da menina no lençol com o cinza lunar. Depois de seca faça a estampa de flor com verde kiwi e o lilás e uma bolinha entre as flores com o violeta cobalto.
Pinte o travesseiro com clareador mais a cor rosa chá. sombrei com purpura e ilumine com rosa bebe. Para pintar o babado da fronha de uma base com a cor purpura pura e depois com o pincel carregado de branco faça o babado puxando de fora para dentro. Faça o passa fita com o branco e a fita com o purpura. Para o laço na fronha use rosa chá, sombrei com purpura e ilumine com o branco.
Pinte o corpo da menininha com clareador mais a cor amarelo pele, sombrei com caramelo, marcando bem os contornos do corpinho, a orelha e as pálpebras da menina. Não esqueça de marcar o contorno do joelho e do cotovelo. Ilumine com o branco, dando forma e volume ao rosto, pernas e braços.
Pinte o tracinho do olho, os cílios e sobrancelhas com o sépia bem diluído e o nariz com o caramelo. Faça o contorno da boca com o sépia e as bochechas com o rosa chá bem esfumaçado.
Para pintar o cabelo da menina faça um mistura com siena natural e diluente para tecido até ficar bem aguadinho. Aplique esta mistura na cabeça da menina, sombrei com marrom e sépia dando formato ao cabelo. Puxe os fios com o sépia e faça alguns fios com ocre ouro e branco para iluminar.
Para pintar a chupeta, os laços do cabelo, os sapatinhos e a calcinha você vai aplicar clareador mais a cor lavanda (que é um tom mais claro do que o lilás) sombrei com o violeta cobalto e um tiquinho de violeta para acentuar as áreas mais escuras, e ilumine com o branco.
Para pintar os babados da calcinha dê uma base com o violeta puro e depois com o pincel bem carregado de branco puxe os babados um a um de fora para dentro, como se fosse um apétala de margarida. Assim fica bem definido o babadinho da calcinha. Faça bolinhas com acripuff branco na calcinha, no sapato e na boca da meia.
Não esqueça de fazer um brinco na orelha e uma pulseirinha no pulso da menina, com a dimensional glitter para dar um charme...srsrsr
Finalize esta pintura fazendo o chão aonde ela esta deitada; para isso use clareador mais a cor marfim e ocre ouro para sombrear e siena para acentuar as sombras.
O risco que usei para pintar esta menina.
"risco menina deitada no chão com calcinha de babados e chupeta"

Espero que esta sugestão de hoje seja útil a todas vocês. Um abraço e boas pinturas.

Nossa pagina no Facebook

Ola minhas amigas, tudo joinha com vocês? (nossa, joinha é velho viu...srsrrsr)
Primeiramente gostaria de agradecer a todas pelas visitas e comentários; devagar eu vou visitando e agradecendo a cada uma de vocês pelo carinho. Vai demorar um tiquinho porque o tempo sobrando aqui anda muito pouco... Mas "brigadão" de coração.
Queria convidar vocês a conhecer a página do Coisas da Nil  lá no Facebook .
Algumas amigas do Face ainda não conheciam o trabalho aqui do blog, e algumas, já seguidoras daqui, se mudaram definitivamente para lá e cobravam um lugar para acompanhar os post.
Então decidi pela criação da página, ainda tá bem no começo mas já tem gente gostando e curtindo a novidade. Lá eu pretendo colocar riscos e republicar alguns post aqui do blog com link direto para cá, quero que ela seja mais um canal pra gente trocar informações, experiencias e fazer amizades.
Se você tem perfil no Facebook visite a nossa página e se gostar pode curtir, será um prazer ter vocês por lá também.
Clica aqui para conhecer .
Um grande abraço e fiquem com Deus.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Caçando borboletas...

Ola minhas amigas, bom dia!!!
Tudo bem com vocês? Espero que sim!!!!
Aqui o calor esta de matar, quase não dá para trabalhar direito, é ruim pintar com as temperaturas muito altas...mas vamos indo...srsrsrsr
Essa é a semana dedicada aos motivos infantis aqui no Coisas da Nil, e atendendo a pedidos trouxe mais um motivo bem legal para menino.
Fala sério esse ursinho não tá com a camiseta da seleção? kkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!
"ursinho com boné e borboleta pintado em manta"

Pintura em tecido - Manta pintada com ursinho e borboleta.

Para iniciar a pintura desta manta fazemos o fundo com clareador mais a cor azul caribe em torno de todo o desenho.  Aproveite e já pinte a base, o chão, com clareador mais verde maça e verde musgo.
Pinte o ursinho com clareador mais a cor marfim, sombrei com o ocre ouro e siena natural para acentuar as áreas mais escuras. Ilumine com uma mistura de marfim com branco. Pinte a parte interna da orelha com marrom e ilumine com o branco.
Pinte os olhos do ursinho com as cores branco, siena natural e preto. Contorne o olho com a cor sépia e faça cílios e sobrancelhas com esta mesma cor. Pinte o nariz do ursinho com preto e ilumine com uma virgula branca. Faça o contorno da boca com o sépia e a língua do ursinho com vermelho tomate.
Pinte o boné do ursinho com  clareador mais a cor azul bebe, sombrei com azul turquesa e ilumine com branco. Faça o pesponto com o azul marinho. Faça a aba e a cinta do boné com a cor tangerina, sombrei com o purpura e vinho e ilumine com amarelo ouro. Faça o pesponto na aba do boné com a cor vinho. Faça a fivela da aba do boné com amarelo de cadmio e ilumine com amarelo bebe.
Pinte a camiseta com amarelo ouro, sombrei com siena natural e ilumine com amarelo bebe. Faça o viés da gola e das mangas com verde folha e ilumine com o branco.
Pinte  a jardineira do ursinho com as mesmas cores do boné  clareador mais azul bebe, azul turquesa para sombrear, tiquinho de azul marinho para acentuar as sombras e branco para iluminar. Faça o pesponto com o azul marinho.
Faça o retalho na roupa com verde folha, verde oliva e as listras do xadrez com branco e verde pinheiro. Faça pesponto em todo o retalho com o preto.
Pinte os botões nas alças da jardineira com caramelo, escureça com cerâmica e ilumine com o marfim. Faça o ponto da costura nos botões com a cor branca.
Para pintar a borboleta use as cores amarelo de cadmio  caramelo e amarelo bebe para a parte inferior das asas e para a parte superior use azul celeste, azul turquesa e azul bebe para iluminar. Faça uma virgula com o branco em cada "gominho" da asa para dar luz. Faça o corpinho da borboleta com o sépia.
Faça o cabo e o aro da rede com as cores marrom e sépia juntas no pincel e ilumine com ocre ouro. Faça a redinha com o sépia bem diluído com o diluente para tecido e o pincel filete.
Finalize fazendo os matinhos com verde musgo e as flores com azul caribe, branco e amarelo ouro.

Este é o risco para esta pintura de ursinho.



"risco ursinho com borboleta"
Um grande abraço a todos e boa semana.

sexta-feira, 8 de março de 2013

Cats...miau!!!!!!!!


" Nós gatos já nascemos pobres; porém, já nascemos livres;
Senhor ,senhora ou senhorio...Felino não reconhecerá..."
Historia de uma gata  - Chico Buarque de Holanda

"gatinhos pintados em tecido com efeito patch"
Olá queridas, como estão???
Hoje o nosso blog foi invadido por uma turma silenciosa de lindos, sedutores e coloridos gatinhos. Tirei este risco de um porta pano de prato e pintei em tecido. Apesar do resultado parecer bem elaborado este desenho é bem simples de pintar e muito bom para treinar luz e sombra secas. As estampinhas e cores ficam a cargo da criatividade de cada um. Esses gatinhos ficam lindos em panos de copa, em almofadas, já vi em toalhas de rosto e também dão muito charme a ecobags.
Espero que vocês gostem. Um abraço.

Pintura em tecido -Gatos pintados com efeito patch.

Essa pintura não teve fundo aplicado ao redor dos gatos, só pintura do chão com clareador mais siena natural e sépia.
Começa pelo gatinho amarelo. Pinte com clareador mais a cor marfim, depois aplique o ocre ouro, sombrei com siena natural e acentue as sombras com o marrom para marcar bem as orelhas, as patinhas e as partes mais sombreadas. Ilumine com o branco.
Pinte a parte interna da orelha com rosa chá e branco. Pinte os olhos com as cores branco, azul petróleo e preto. Marque bem as pálpebras do gato com o marfim e faça os cílios e sobrancelhas com o sépia diluído e o pincel filete.
Pinte o nariz do gato com a cor vermelho queimado e ilumine com uma virgula branca. Faça as pintas e bigodes com o sépia. Pinte o botão no corpo do gatinho com o azul petróleo, escureça com o preto e ilumine com o branco.
Para pintar o gato azul dê uma mão de tinta com o azul caribe, sem clareador para ficar uma cor bem chapada. Espere secar e depois de seco faça a estampa de sua preferência, eu utilizei um estêncil com desenho floral e a tinta azul bebe. Espere secar para depois fazer as sombras com o azul petróleo, marcando bem as áreas mais escuras. Pinte a parte interna da orelha com rosa chá e branco.
Para pintar os olhos deste gato usei as cores branco, verde pistache e preto. Marque bem as pálpebras do gatinho com o azul bebê e faça cílios e sobrancelhas com o preto.
Pinte o nariz com vermelho queimado e ilumine com 3 pintinhas brancas. Faça boca e bigodes com o preto.
Para os retalho no corpo do gato use as cores amarelo ouro e siena para uns, e salmão bebê e cappuccino para os outros. Faça pontos grandes com o branco nos retalhos para simular uma costura.
Pinte o gatinho do meio com a cor salmão bebe, sombrei com cappuccino . Espere secar e acentue as sombras com  marrom. Ilumine com o branco e faça as bolinhas no corpo do gatinho com cappuccino.
Pinte os olhos com as cores branco, azul cerúleo e preto. Marque bem as pálpebras com o branco e faça o contorno dos olhos, cílios e sobrancelhas com o sépia.
Para o nariz do gato use a cor vermelho queimado e ilumine com uns pontinhos branco. Pinte a boquinha com o sépia puro e faça os bigodes do gato com esta cor também.
Pinte o remendo em forma de coração com a cor vermelho carmim e listras brancas. Faça pontos de costura ao redor do coração com o preto.
A palavra Meow (miau em inglês) foi escrita com a tinta azul petróleo e as patinhas foram feitas com um estêncil e a cor azul caribe.
O risco para pintar estes gatinhos.
"risco de tres gatinhos para pintar"

Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Bjs

quarta-feira, 6 de março de 2013

Cesta com copos de leite.

Oi meninas!!!! Como estão???
Espero que todas bem!
Hoje trago mais uma tentativa minha de pintar cestas, é claro que não saiu perfeita (bem longe disso...rrsrssr) mas meu blog é para mostrar meus erros e acertos. E em matéria de cestas eu erro bastante..srsrsrsr!

pano de copa com pintura de cesta de vime com copos de leite e hortensias

Pintura em tecido - Cesta com copos de leite e hortênsias.


Apesar deste pano de prato se azul mesmo assim eu fiz um fundo ao redor do desenho com clareador e a tinta azul caribe. Aproveite e faça o chão com clareador mais a cor siena natural. Acentue as sombras com o sépia.
Como a cesta esta por baixo das flores ela será o primeiro motivo a ser pintado. Comece aplicando a cor sépia pura em toda a cesta. Depois marque os "pauzinhos" da trama da cesta fazendo tracinhos na vertical coma cor siena natural. Para começar a pintar a trama da cesta use o pincel em pé e carregado de tinta ocre ouro e tiquinho de branco e faça as ripas da cesta, intercalando os espaços entre os pauzinhos. Escureça os espaços entre as ripas com a cor terra queimada e ilumine cada ripa da trama com o branco. Ilumine cada tracinho vertical com branco. Faça a alça da cesta com siena e escureça com o sépia.
Pinte as folhas com clareador mais verde oliva, escureça com verde pinheiro e um pouco de verde pântano. Ilumine as folhas com o branco.
Pinte os copos de leite com branco, espere secar um pouco e sombrei com o verde oliva esfumaçando bem e marcando as dobras da flor. Reforce o branco nas áreas mais claras. Faça o pistilo pintando a base mais escura com a cor laranja e o resto do pistilo com amarelo ouro. Ilumine a ponta com branco.
Para as hortênsias dê uma base com o violeta e depois acrescente a cor lilás.
Puxe as flores com o branco e use o amarelo ouro para os miolinhos. Faça os talinhos das hortênsias dentro da cesta com o verde kiwi e branco, e os galhinhos projetados para fora da cesta com o sépia.
O risco para pintar esta cesta com copos de leite. Eu mudei o risco original e fiz as hortênsias no lugar dos talos de copo de leite dentro da cesta.

risco para pintar cesta com copos de leite

Gostaria de sugerir alguns videos que ensinam a pintar cestas de um modo didático e bem fácil  para quem esta  começando ou tem dificuldades como eu.

1 - Cesto com margaridas de Ariane Cerveira

2 - Video aula pintura de cesto com maças.

3 - Como eu pinto uma cesta com Eliane Nascimento.


Espero que vocês tenham gostado.
Um grande abraço.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Frutas para a manhã.

Ola a todas!
Espero que o final de semana tenha sido proveitoso para todos. E que a nova semana que se inicia traga muitos trabalhos e realizações bacanas para todo mundo.
Por motivos de trabalho estarei um pouco afastada do blog esta semana, mas vou deixar 3 post programados, com motivos simples e fáceis de pintar; e espero que eles ajudem aquelas amigas que estão iniciando na Pintura em tecido.
Para começar trago frutas deliciosas e coloridas para barra de pano de prato.

Maça com pêssego, pera, uvas e cerejas.
uvas verde-pessego-maça-pera e cerejas pintadas em tecido

Maças com caju e abacate.
maças,caju e abacate pintados em tecido

Pintura em tecido - Frutas pintadas em panos de prato.

Maças -passe as cores branco e amarelo, cubra com vermelho tomate, escureça com purpura e vinho para as sombras. Ilumine com branco e faça os cabinhos e o fundo das maças com o sépia e branco.
Uvas - pinte a folha da uva com verde pistache, verde oliva e verde pântano para a nervura central. Ilumine com o branco e faça as ramas da parreira com o verde pântano  Pinte as uvas com clareador mais a cor amarelo limão, cubra com o verde pistache e sombrei com o verde oliva e tiquinho de verde pinheiro. Ilumine cada baguinho com o branco e faça um ponto de luz em cada um com a cor branca.
Pêssego - pinte o pêssego com clareador mais a cor amarelo canário  sombrei com a cor pêssego e acentue as sombras com o purpura. Ilumine com o branco.
Pera - pinte a pera com clareador mais branco no meio da fruta, cubra toda a fruta com o amarelo ouro. Sombrei com siena e caramelo de um lado da fruta e com o verde musgo do outro lado. Ilumine com o branco. E faça o talinho e o fundo da fruta com sépia e branco.
Cerejas - para pintar a folha da cereja use clareador mais a cor verde folha e sombrei com verde musgo e branco para iluminar. Pinte as cerejas com vermelho vivo e sombrei com o purpura. Ilumine com o branco. Faça os talinhos com sépia e verde musgo juntos no pincel.
Caju - passe branco no meio do caju, passe o amarelo limão e misture sem cobrir todo o branco  Cubra toda a fruta com amarelo ouro, sombrei com a cor tangerina e acentue as sombras com vermelho vivo. Passe uma sujeirinha de verde oliva em alguns pontos do caju. Ilumine com o branco. Para a castanha use clareador mais cinza lunar, sombrei com o sépia e ilumine dando forma com o branco. Para o talinho do caju use as cores branco e sépia.
Abacate - para pintar as folhas do abacate use clareador mais a cor amarelo limão no meio da folha, sombrei com o verde folha e verde oliva. Ilumine as folhas com o branco e faça as nervuras com o verde pântano  Para pintar o abacate passe clareador mais a cor amarelo limão e misture com o branco. Cubra com o verde folha e sombrei com verde oliva, verde pinheiro e verde pântano para acentuar as sombras. Ilumine com o branco. Para a polpa use clareador mais marfim e tiquinho de ocre ouro para sombrear próximo ao caroço. Sombrei a polpa com o verde folha próximo a casca. Para pintar o caroço use marrom, sépia para sombrear e siena natural e ocre ouro para iluminar.
Para pintar as flores dos dois panos foi dado um fundo com azul celeste e as flores foram feitas com branco e amarelo ouro para os miolinhos e sépia para os talinhos e galhos.

Os riscos de frutas usados nestas pinturas.

riscos de maça com uvas e frutas

risco para pintar maças com caju e abacate
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Boa semana!