segunda-feira, 29 de julho de 2013

Moringa e frutas amarelas

Olá bom dia!!!
Espero que esta semana comece bem para todos e traga muitas oportunidades e boas noticias.
Os temas para pintura em tecido podem ser os mais variados possiveis, indo desdes os mais ludicos como bichinhos e personagens de desenhos ou podem ser bem realistas retratando frutas, flores e naturezas mortas.
Eu gosto muito dos temas compostos com objetos e frutas, principalmente com vasos e potes.  Eles são muito elegantes e usar potes e moringas de barro nestas composições dão um ar nostalgico e tradicional a pintura.

1 - Moringa com rosas
2 - Pote com rosas e uvas
3 - Arranjo alegre

pintura de moringa e frutas em tecido

 Pintura em tecido - Moringa com frutas e miosotis.

Comece fazendo o fundo para esta pintura. Use o clareador mais as cores cinza lunar e verde pistache bem esfumaçadas. Faça a base da pintura ou "chão" com clareador mais a cor amarelo ouro,sombrei com o mostarda e use o sépia para acentuar as sombras embaixo da moringa e das frutas.
Pinte sempre os objetos que estão no fundo da pintura primeiro. No caso aqui a moringa é o plano de fundo por isso é por ela que vamos começar.
Passe clareador mais a cor branca no lugar aonde a moringa vai receber mais luz. Depois passe o amarelo ouro ao redor do branco e misture um pouco sem cobrir todo o branco. Esfumace bem a cor amarelo ouro por toda a peça. Cubra toda a moringa com a cor caramelo, aplicando a tinta nas laterais e puxando para o centro. Em seguida aplique o ceramica da mesma forma e por ultimo o terra queimada. Misture um pouco de terra queimada com tiquinho de preto e acentue as sombras na moringa.
Pinte as folhas com amarelo ouro, sombrei com verde musgo e acentue a cor no meio da folha com o verde pinheiro. Use o verde pinheiro também para acentuar as sombras entre as folhas. Ilumine as folhas com o marfim.
Pinte a fruta que esta mais ao fundo da composição, neste caso a nectarina.
Para pintar a nectarina use clareador mais a cor amarelo canario, sombrei com o tangerina e acentue as sombras na lateral e na covinha da fruta com o cenoura. Ilumine com o  amarelo bebe mais o branco. Faça os pelinhos na cova do fundo da fruta com as cores sépia e branco.
Pinte a manga com clareador mais branco no meio, cubra a fruta com a cor amarelo ouro e misture as cores. Passe um pouco de caramelo na parte superior da fruta e na parte inferior use o vermelho vivo. Esfumace bem até as cores se encontrarem, mas sem cobrir o meio.  Dê pequenas carimbadas com a ponta do pincel sujo da cor jacarandá na parte mais vermelha da manga para fazer as manchas. Ilumine com o marfim.  Para fazer o calombinho do talo da futa faça um pequeno circulo com o verde oliva, sombrei um lado com o sépia e esfumace bem. Ilumine o outro lado com o branco.
Pinte a laranja com clareador mais a cor amarelo limão, cubra com o amarelo ouro e sujeirinha de caramelo. Depois sombrei a fruta com a cor laranja misturada no pratinho com tiquinho de ceramica para deixa-la mais avermelhada. Com o pincel sujo de verde musgo dê uma varridinha na fruta, na area mais clara, para dar a impressão que ela ainda esta um pouco verde.
Para fazer a parte mais "achatada"  no topo da laranja, use um pincel  com uma sujeirinha( bem pouca) de sépia. Faça um meio circulo um pouco abaixo da ponta da fruta. Depois ilumine esta parte ao redor encaixe do cabinho da laranja com o amarelo canario. Faça o cabinho com verde oliva, sépia para sombrear e branco para iluminar.
Pinte os morangos com  amarelo ouro, cubra com o vermelho tomate e o purpura. Use a cor vinho para sombrear proximo as sépalas e entre os morangos. Faça os caroços com o preto e depois faça um pontinho amarelo canario em cada carocinho para dar luz.
Faça as sépalas dos morangos com verde musgo, verde pinheiro e branco.
Para pintar os miosotis dê uma base com  a cor  cobalto aonde será o fundo das fores, depois vaá adicionando o azul celeste e o branco deixando a parte de cima mais clara. Com o branco puxe as pétalas das pequenas flores que formam o miosoti. Faça os miolos com o amarelo ouro. Pinte os talinho que aparecem por baixo das flores com verde kiwi e branco.
Pinte os galhos ao fundo com sépia e jacarandá misturados na ponta do pincel. Ilumine com o branco.

O risco para pintar esta moringa e frutas.

desenho de moringa de barro  com frutas para pintar
Espero que tenham gostado da sugestão de pintura em tecido de hoje.
Um grande abraço a todos.