segunda-feira, 22 de julho de 2013

Pulando corda

Olá a todos!!!!
Quem faz pintura em tecido sabe que esta forma de artesanato, como todas as outras, está sujeita aos modismos. No inicio as fraldas eram pintadas com motivos de bichinhos bem simples e bem ludicos: patinhos, peixinhos, ursos, burrinhos, gatinhos e tudo mais.
Depois foi a vez dos personagens classico dos desenhos: Mickey, Minnie, Ursinho Pooh, Monica e Cebolinha etc... Esses por sinal estão voltando com tudo!
Também tivemos a onda das "crianças", pinturas com meninos e meninas que ainda esta bem em voga.
Recentemente eu vejo o retorno dos bichinhos, alguns classicos como eram pintados no passado, outros revisitados com as novas tecnicas de pintura em tecido;  e outros mais modernos e atuais como esta gatinha que eu trouxe hoje para apresentar para vocês.
fralda rosa com pintura de gatinha

É sempre bom ver o universo dos bebes povoado por figurinhas lindas como esta gatinha, e varios outros exemplos que você pode pesquisar aqui no arquivo do blog.


O que eu acho mais legal de tudo é poder pinta-las.
Vamos ao guia de cores que eu usei nesta pintura em tecido de hoje.

Pintura em tecido - Fralda com Gatinha pulando corda.

A fralda usada na pintura de hoje é cor de rosa e não branca como pode parecer na imagem, mesmo assim foi aplicado um fundo ao redor da gatinha com clareador mais a cor azul caribe bem esfumaçado.
Eu sempre façao a base para o chão logo no inicio da pintura o que ajuda a delimitar o espaço que eu tenho que trabalhar, Neste caso eu usei para pintar o chão o clareador mais as cores verde musgo e verde oliva.
Pinte a corda com a cor ocre ouro, sombrei com o siena fazendo o formato de "S" do trançado da corda, ilumine com o branco aplicando a cor bem acima do siena. Faça os terminais da corda nas mãos da gata com as cores amarelo pele, marrom e terra queimada para sombrear.
Pinte o chápeu da gata com clareador, aplique o verde abacate, sombrei com o verde pinheiro e ilumine com o amarelo limão. Faça as flores com as cores branco e amarelo ouro.
Pinte a gatinha com clareador mais branco, deixe secar um pouco e sombrei com o cinza lunar, Depois de seco reforce o branco para dar mais luminosidade. Puxe os pelos da gatinha com a cor sépia bem diluida. Faça pelos curtos e sempre na mesma direção.
Pinte a parte interna das orelhas e embaixo da patinha com o rosa chá e branco.
Para os olhos da gatinha use as cores branco, preto e azul celeste. Contorne os olhos com o preto e faça os cilios e sobrancelhas com esta mesma cor.
Deixe o focinho da gatinha mais claro, reforçando bem o branco. Pinte o nariz com a cor rosa escuro e ilumine com o branco. Faça o contorno da boca com o preto. Pinte a lingua com o vermelho vivo e faça o fundo da boca com o vinho. Faça as bochechas com uma sujeirinha de rosa chá e os bigodes da gatinha com o preto.
Pinte a blusa da gatinha com clareador mais a cor rosa bebe, sombrei com rosa chá e ilumine com o branco. Pinte o babado da gola e das mangas dando uma base com vermelho carmim e puxando os babados com o branco.
Para pintar o vestido use clareador mais a cor  rosa bebe, sombrei com rosa escuro e  purpura. Ilumine com o branco. Pinte o laço com verde abacate, verde pinheiro e branco para iluminar. Faça a margaridinha no vestido com as cores branco para as pétalas, amarelo ouro e sépia para o miolo e verde abacate para o galho e folhas.
Pinte o calção da gatinha com branco, sombrei com violeta cobalto e ilumine com branco puro. Faça as bolinhas com o violeta cobalto.
Faça os matinhos com o verde oliva e as flores com branco e as bolinhas do capim com o vermelho carmim.

O risco para pintar a gatinha.

risco para pintar gatinha em fralda

Espero que tenham gostado da sugestão de hoje. Um grande abraço a todos e fiquem em paz.
Bjs