segunda-feira, 1 de julho de 2013

Tacho de maças!

Olá bom dia!!!!!
Como todos sabem os motivos com frutas são os mais queridos da pintura em tecido.
As frutas são relativamente faceis de pintar, são das primeiras formas que aprendemos a pintar e são muito boas para quem esta começando na pintura em tecido e  precisa treinar luz e sombra.

1 - Chaleira e frutas
2 - Frutas para a manhã
3 - Frutas frescas

Algumas pessoas fazem algumas poucas aulas de frutas e depois não querem mais voltar ao tema, o que é um grande engano! Pintar frutas é bom sempre e você vai precisar voltar a elas muitas e muitas vezes para desenvolver a tecnica!

pintura tacho de ferro com macas e bananas

Esse risquinho de tacho com maças e bananas eu peguei lá no blog da Claudia di Genova que é simplesmente maravilhoso!!!! Lá tem muitos risco, dicas de cores e paps com fotos.
Vale a pena conhecer.

 Pintura em tecido - Tacho com maças e bananas. 

Comece esta pintura fazendo um sombreado ao redor da pintura com clareador mais a cor azul inverno bem esfumaçado. Faça a base ou o "chão" da pintura com clareador mais a cor siena natural e sépia para acentuar as sombras embaixo do tacho e das frutas.
Em pintura a gente sempre começa a pintar o motivo que esta ao fundo, deixando os do primeiro plano para o final. No caso deste motivo o tacho é o objeto do plano inferior e é por ele que nó vamos começar.
Pinte o tacho com clareador mais branco no lugar onde ele vai ficar mais claro. Passe o azul bebe ao redor do branco e misture um pouquinho sem alisar muito. Cubra todo o tacho com a cor azul inverno e escureça com o preto. Cuidado quando for aplicar o preto; ele é para acentuar as sombras ao redor das frutas e na alça. Se exagerar fica muito escuro. Ilumine com o azul bebe e branco.
Para as folhas use clareador mais a cor verde pistache, sombrei com o verde oliva e um pouco de verde pinheiro para fazer a sombra entre as folhas. Ilumine com o branco.
Pinte as maças vermelhas com amarelo ouro, vermelho tomate, purpura e vinho, nesta sequencia. Faça o cabinho e o fundo das maças com o sépia. Ilumine com o branco.
Para pintar as maças verde use clareador mais a cor amarelo limão, cubra com verde maça e verde pinheiro para acentuar as sombras. Ilumine com o branco e faça cabinho e "pelinhos" do fundo com o sépia.
Para pintar as bananas use clareador mais a cor amarelo ouro. Marque as formas da banana com a cor siena natural e acentue com tiquinho de caramelo. Passe uma sujeirinha de verde pistache em alguns pontos da banana. Ilumine com o branco bem proximo onde você aplicou o siena e faça as manchas da casca com o sépia. Faça a pontinha da banana com o preto.
Para os miosotis faça uma base com o azul ultramar e azul celeste. Puxe as pétalas com o branco e use o amarelo ouro para o miolinho.

 O risco para pintar o tacho com maças.

risco tacho de maças

Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.