Coisas da Nil - Pintura em tecido: Boneca Baianinha.

domingo, 2 de junho de 2013

Boneca Baianinha.


Ola a todos! Tudo bem com vocês.
Antes de começar a nossa sugestão para pintura em tecido de hoje eu quero perguntar uma coisa minhas amigas...o que que a baiana tem...???

"O que que a baiana tem?
Tem torço de seda, tem! Tem brincos de ouro, tem!
Corrente de ouro, tem! Tem pano-da-Costa, tem!
Tem bata rendada, tem! Pulseira de ouro, tem!
Tem saia engomada, tem! Sandalia enfeitada, tem!
Tem graça como ninguem...."
Dorival Caymmi
pintura em tecido boneca baiana em pano de copa

Pois é, Dorival Caymmi falou e disse!!!!
A baiana tem tudo isso e mais um pouco...srsrsrr...e em se tratando de pintura em tecido, ela ainda esta com tudo e não esta prosa!!!!!
Estou fazendo uma encomenda para um evento na igreja Batista que minha irmã frequenta e escolhi pintar umas bonequinhas em pano de copa, não estas de hoje em dia, mas uns riscos mais antigos que estavam na moda  na decada de 1980. (não que eu seja dessa época, só vi por foto...ou em algum especial do Globo Reporter...kkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Quem é desse tempo deve se lembrar que quase toda casa tinha um pano de copa com uma baiana, que era pendurado naqueles porta pano de prato que tinha uma argola em forma de baiana de croche, muito lindos...quantas recordaçãoes...srrsrsr!!!!
Então resolvi trazer durante esta semana mais algumas dessas bonecas antigas, bem simples, mas muito lindas; e a primeira é a Baianinha.
Vamos pinta-la.
pintura de baiana em pano de copa

Pintura em tecido - Pano de copa com Baianinha com tabuleiro de frutas e saia xadrez.

Essa pintura não tem fundo, como era o costume da época, mas tem umas flores soltas para compor um visual de fundo para a boneca.
Comece pintando o rosto da boneca com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com siena e acentue as sombras nas palpebras, no pescoço, nos braços e mãos com um pouco de caramelo. Ilumine com branco.
Pinte o cabelo da boneca baiana fazendo uma base com a cor ocre ouro, sombrei com siena e puxe os fios com o sépia.
Pinte o lenço na cabeça da baiana com a cor branca, espere secar e sombrei com o cinza lunar. Para fazer a estampa xadrez do lenço faça listras,um pouco largas, na horizontal e na vertical com a cor rosa chá. Aonde as listras se cruzam faça um quadradinho com a cor vermelho tomate. Espere secar e acentue as sombras com o cinza lunar e contorne todo o lenço com a cor preta diluida com diluente para tecido.
Pinte os olhos da boneca baiana com as cores branco, marrom e preto. Contorne os olhos com o sepia diluido e faça cilios e sobrancelhas com esta mesma cor.
Marque o nariz da boneca com o caramelo e acentue as formas com um leve toquinho de marrom nas laterais do nariz e nos buraquinhos da narina. Ilumine com o branco. Faça o contorno da boca com o caramelo e preencha os labios com o rosa escuro e ilumine com o branco. Pinte as bochechas com o rosa chá bem esfumaçado.

Pinte as frutas do tabuleiro na seguinte ordem:

1 - bananas - amarelo ouro, siena, caramelo, sujeirinha de verde oliva e sépia para as pontas e manchinhas das bananas;
2- abacaxi - amarelo ouro, sombrei cada gominho com verde oliva e caramelo, ilumine as pontas de cada gominho com amarelo canario e branco. Contorne cada gominho do abacaxi com o sépia.
Pinte a coroa do abacaxi com verde grama, sombrei com verde pinheiro e ilumine com o branco.
3 - maças vermelhas - amarelo ouro, vermelho tomate, purpura e sépia para os talinhos.
4 - maça verde - amarelo limão, verde pistache, verde pinheiro e sépia para o talinho.
5 - flores - para pintar as flores no tabuleiro e soltas ao redor da baianinha dê uma base com o azul mar e puxe as pétalas com o branco. Pinte o miolinho das flores com amarelo ouro, caramelo e sépia. Faça as folhinhas com o verde pinheiro.
Para pintar o tabuleiro aplique o amarelo ouro no meio, cubra com caramelo, ceramica nas laterais e puxe para o centro. Aplique um pouco de sépia para escurecer um pouco as laterais do tabuleiro.
Pinte a blusa da baiana com a cor azul petroleo, acentue as sombras com o preto e ilumine com azul bebe e branco. Faça o pesponto no corpo da blusa com o branco dilçuido e o pincel de filetar.
Faça a gola da blusa com a cor branca, sombrei com o cinza lunar e depois de seco refaça o branco para dar mais luminosidade. Faça 3 pontos com azul petroleo em cada volta do babado da gola para dar a idéia de bordado. Com o pincel filete e o branco diluido faça pequenos "v" em toda a gola para dar a ideia de franja de bordado.
Não esqueça dos brincos e pulseiras da baiana, para isto use a dimensional glitter ouro.

pintura de boneca baiana com tabuleiro de frutas

A saia desta bonequinha foi feita com vies largo xadrez, mas pode ser de tecido, de croche, de renda...do que você quiser e tiver a disposição.

O risco para pintar essa boneca baiana.

risco boneca baiana com tabuleiro de frutas


E pra quem se lembrou da Carmem Miranda vendo esta boneca baiana pintada em tecido então eu trouxe a propria Carmem em registro raro e historico. Esse é um pedacinho do filme em que ela aparece vestida de baiana pela primeira vez. Espero que gostem.

E como eu hoje tô muito legal, tem o Tabuleiro da Baiana cantada pelo maravilhoso Casuarina.


Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá é um prazer ter você no meu blog
E sera um prazer ainda maior ler o que você tem
a dizer.
Não deixe de fazer um comentário antes de sair.
Abraços.