sexta-feira, 12 de abril de 2013

Simples beleza!

Ola a todos!!!
Mas uma semana chegando ao fim e para terminar com muita tranquilidade hoje trago um pano de copa com pintura de gérberas e borboletas.
"pano de copa pintado com gerberas e borboletas"
A imagem não esta grandes coisas, mas clica na foto que dá pra ver bem melhor.
Esse risco eu ganhei de uma amiga que o pintou durante uma aula de pintura em tecido que ela esta frequentando. Achei legal porque faz tempo que eu não vejo um risco simples e bonito assim sendo passado em aula. A maioria das turmas hoje quer pintar joaninhas, abelhinhas, fraldas e temas folks em classe de pintura ou seja: os temas que estão na moda na pintura em tecido.
Claro que eu não tenho absolutamente nada contra pintar joaninhas, abelhinhas e esses bichinhos fofos que estão por ai, vocês estão cansados de ver estes eu ensinando estes motivos por aqui;  mas de vez em quando, é bom voltar as origens clássicas da pintura em tecido  de alguns anos atras quando as flores e frutas pintadas dominavam com simplicidade e elegância  os panos de copa e a decoração das cozinhas..

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de flores e borboletas.

gerberas e borboletas pintadas em tecido
Comece fazendo o sombreado ao redor das gerberas e das borboletas, eu escolhi a cor ocre ouro e apliquei com clareador esfumaçando bem. Aproveite e já faça a base, o chão da pintura com o mesmo ocre ouro; afinal você não quer que suas flores fiquem voando no pano de prato. Já basta as borboletas voando pr aqui..srsrrs.  Escureça o chão com a cor verde oliva e o sépia  para as sombras próximo as flores e folhas.
Pinte primeiro as flores do fundo do desenho, avance na pintura sempre do fundo para os motivos da frente. Assim você trabalha melhor com as sombras e luzes dos vários planos da pintura.
Pinte as flores salmão com clareador mais a cor salmão bebe, sombrei com caramelo e acentue as sombras bem próximo ao miolo e entre as pétalas com a cor cerâmica  Faça o corte das pétalas com o branco e esfumace um pouco para dentro da pétala para iluminar.
Para pintar as folhas aplique clareador mais branco no meio da folha, passe a cor verde glacial e misture sem cobrir totalmente o branco. Sombrei a folha com verde pinheiro e ilumine o meio com branco. Finalize a pintura da folha fazendo um contorno externo com o verde pântano. Faça as nervuras da folha com o verde pântano.
Pinte a gerbera magenta com clareador mais a cor rosa bebe, sombrei com rosa ciclame e acentue as sombras com o magenta próximo ao miolo e entre as pétalas. Faça o corte das pétalas com o branco.
Pinte os miolos das gerberas com amarelo ouro, caramelo para sombrear a base do miolo e sépia para o "u" no centro do miolo e para a base. Ilumine a parte superior do miolo com amarelo ouro e branco.
Pinte as borboletas com preto e azul celeste para a parte inferior das asas e as cores rosa bebe e magenta para a parte superior. Faça o corpinho e as antenas das borboletas com o sépia e branco. Depois de seco aplique dimensional Acqua Nevasca nas asas da borboleta para deixar brilhantes.
Finalize esta pintura em tecido fazendo  o 'Bom Dia" no topo do pano com as cores cerâmica e branco.

O risco das gérberas com borboletas para pintar.

risco para pintar gerberas e borboletas
Espero que tenham gostado da sugestão florida de hoje, e se animem para pintar mais temas tradicionais para a sua cozinha ou para as suas freguesas.
Um grande abraço a todos e bom final de semana.