segunda-feira, 4 de março de 2013

Frutas para a manhã.

Ola a todas!
Espero que o final de semana tenha sido proveitoso para todos. E que a nova semana que se inicia traga muitos trabalhos e realizações bacanas para todo mundo.
Por motivos de trabalho estarei um pouco afastada do blog esta semana, mas vou deixar 3 post programados, com motivos simples e fáceis de pintar; e espero que eles ajudem aquelas amigas que estão iniciando na Pintura em tecido.
Para começar trago frutas deliciosas e coloridas para barra de pano de prato.

Maça com pêssego, pera, uvas e cerejas.
uvas verde-pessego-maça-pera e cerejas pintadas em tecido

Maças com caju e abacate.
maças,caju e abacate pintados em tecido

Pintura em tecido - Frutas pintadas em panos de prato.

Maças -passe as cores branco e amarelo, cubra com vermelho tomate, escureça com purpura e vinho para as sombras. Ilumine com branco e faça os cabinhos e o fundo das maças com o sépia e branco.
Uvas - pinte a folha da uva com verde pistache, verde oliva e verde pântano para a nervura central. Ilumine com o branco e faça as ramas da parreira com o verde pântano  Pinte as uvas com clareador mais a cor amarelo limão, cubra com o verde pistache e sombrei com o verde oliva e tiquinho de verde pinheiro. Ilumine cada baguinho com o branco e faça um ponto de luz em cada um com a cor branca.
Pêssego - pinte o pêssego com clareador mais a cor amarelo canário  sombrei com a cor pêssego e acentue as sombras com o purpura. Ilumine com o branco.
Pera - pinte a pera com clareador mais branco no meio da fruta, cubra toda a fruta com o amarelo ouro. Sombrei com siena e caramelo de um lado da fruta e com o verde musgo do outro lado. Ilumine com o branco. E faça o talinho e o fundo da fruta com sépia e branco.
Cerejas - para pintar a folha da cereja use clareador mais a cor verde folha e sombrei com verde musgo e branco para iluminar. Pinte as cerejas com vermelho vivo e sombrei com o purpura. Ilumine com o branco. Faça os talinhos com sépia e verde musgo juntos no pincel.
Caju - passe branco no meio do caju, passe o amarelo limão e misture sem cobrir todo o branco  Cubra toda a fruta com amarelo ouro, sombrei com a cor tangerina e acentue as sombras com vermelho vivo. Passe uma sujeirinha de verde oliva em alguns pontos do caju. Ilumine com o branco. Para a castanha use clareador mais cinza lunar, sombrei com o sépia e ilumine dando forma com o branco. Para o talinho do caju use as cores branco e sépia.
Abacate - para pintar as folhas do abacate use clareador mais a cor amarelo limão no meio da folha, sombrei com o verde folha e verde oliva. Ilumine as folhas com o branco e faça as nervuras com o verde pântano  Para pintar o abacate passe clareador mais a cor amarelo limão e misture com o branco. Cubra com o verde folha e sombrei com verde oliva, verde pinheiro e verde pântano para acentuar as sombras. Ilumine com o branco. Para a polpa use clareador mais marfim e tiquinho de ocre ouro para sombrear próximo ao caroço. Sombrei a polpa com o verde folha próximo a casca. Para pintar o caroço use marrom, sépia para sombrear e siena natural e ocre ouro para iluminar.
Para pintar as flores dos dois panos foi dado um fundo com azul celeste e as flores foram feitas com branco e amarelo ouro para os miolinhos e sépia para os talinhos e galhos.

Os riscos de frutas usados nestas pinturas.

riscos de maça com uvas e frutas

risco para pintar maças com caju e abacate
Um grande abraço a todos e fiquem com Deus.
Boa semana!