segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Dona Jerimum

Ola minhas amigas, tudo bem com vocês?
Espero que sim e que o final de semana tenha sido ótimo.
Hoje eu trago para mostrar pra vocês um risco antigo; quem já faz pintura em tecido há mais de 10 anos deve conhecer e até ter pintado esta abobora com sombrinha que eu chamo de Dona Jerimum.
"pano de copa com pinrura de abobora de sombrinha"
Antes do ano 2000 esses panos de copa com frutas e legumes com carinha viraram uma febre, como as joaninhas são agora, e como as vaquinhas já foram há uns anos atrás. Todo mundo tinha um e as artesã tinham encomenda de monte. As mais populares eram a cebola com um laço enorme na cabeça, um casal de chuchus andando de mãos dadas e essa abobora com cara de patricinha se protegendo do sol com sua sombrinha charmosa.
Já vi esta abobora com chapéu no lugar do laço, com sombrinha de tecido aplicado, com sombrinha feita com Acripuff. Esta eu fiz a sombrinha com estampa de stencil, mas não ficou muito bom, não me dou muito bem com stencil...srrrsrsr

"pano de copa abobora com carinha"
Pintura em tecido - Pano de copa com Dona Abobora de sombrinha.
Comece fazendo o fundo ao redor da abobora, use clareador mais a cor azul bebe e com o azul caribe acentue a sombra próxima a abobora. Aproveite o azul caribe e faça as nuvens no céu. Ilumine com o branco.
Pinte o chão com clareador mais a cor verde grama, acentue a sombra com o verde pinheiro e suavize em alguns pontos com o branco.
Pinte as folhas da abobora com clareador mais a cor verde pistache, sombrei a folha com o verde oliva e ilumine com o branco. Faça as nervuras e talos das folhas com o sépia.
Antes de pintar a abobora faça a sombrinha que é o motivo ao fundo deste trabalho. Para isso use clareador mais a cor rosa bebe no meio de cada parte da sombrinha. Cubra com o rosa cíclame e escureça com vermelho carmim. Ilumine com uma mistura de rosa bebe e branco. Depois de seco faça a estampa usando um stencil e a cor rosa bebe.
Agora pinte a Dona Abobora com clareador mais branco no meio de cada gomo da casca, inclusive aonde será o rosto dela. Passe a cor amarelo limão próximo ao branco e misture sem cobrir tudo. Cubra toda a abobora com o amarelo ouro, sombrei com o laranja e acentue a divisão dos gomos com o vermelho vivo sem exagerar. Passe uma sujeirinha de verde oliva em alguns pontos da abobora e ilumine om o branco.
Para pintar o talo da abobora, que esta escondido atrás do laço use verde oliva, e sombrei com o sépia. Ilumine com o branco.
Para pintar o laço eu usei clareador mais azul mar, sombreei com o azul turquesa e iluminei com o branco.
Para pintar os olhos semiabertos da abobora faça primeiro a parte de baixo com as cores branco, azul caribe e preto. Para pintar as pálpebras use amarelo ouro, sombrei com o laranja e acentue a sombra próximo aonde será os cílios com tiquinho, quase nada de vermelho vivo.
Contorne todo o olho com a cor sépia diluída e puxe os cílios contornando toda a pálpebra. Faça as sobrancelhas com o sépia.
Pinte os lábios da abobora com o vermelho carmim e ilumine com o branco. Faça o contorno da boca com marrom. Use a cor rosa chá para as bochechas.
Finalize esta pintura fazendo as flores no chão dando uma base com rosa chá, escureça com rosa escuro e puxe as pétalas com o branco. Faça o miolo das flores com amarelo ouro e sépia. Faça talinhos e folhas com verde pinheiro, verde oliva e branco.
O risco para esta pintura de abobora.

"risco para pintar abobora com carinha"
No risco original tinha um sol desenhado no alto a direita , mas infelizmente eu perdi este risco com o pc antigo.
Um grande abraço a todos e bom inicio de semana.