quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Semaninha de frutas.

Ola a todos!!!
Frutas é um dos tema preferidos da pintura em tecido. Além de compor arranjos alegres e coloridos, frutas são ótimas para quem esta começando a pintar e quer treinar as primeiras pinceladas e noções de luz e sombra. Sem falar que paninhos de cozinha com frutas pintadas ficam uma graça!
Hoje eu trouxe uma semaninha com frutas pintadas, mas não em panos de copa mas em toalhinhas de lavabo. A dona desta semaninha não gosta de bate-mão então ela tem sempre estas toalhinhas para secar as mãos, na cozinha dela. Eu já publiquei no post Toalhinhas de mão para cozinha. outras peças que fiz para ela.
Clica na Imagem que dá pra ver bem melhor.
semaninha com pintura de frutas

Tem abacates para a vitamina da segunda:
 abacates
Pêssegos suculentos e cheirosos na terça -feira:
pessegos
As maças para adoçar a quarta:
maças
 Mamões verdes e maduros para a quinta -feira:
mamão
 Peras frescas para a sexta:
peras
 Suculentas fatias de melancia para o sábado:
melancias
 E laranjas para fazer suco no domingo:
laranjas

Pintura em tecido - Semaninha com frutas pintadas.

Pinte todas as folhas iguais para isso use as cores amarelo limão no meio, verde folha e verde oliva para escurecer e branco para iluminar. Verde oliva para as nervuras.
Abacates -para pintar os abacates aplique  branco na área de maior luz, passe o amarelo limão misturando com o branco. Cubra todo o abacate com o verde folha, depois vá sombreando com verde oliva, verde pinheiro e tiquinho de preto nas sombras. Ilumine com o branco.Pinte a polpa do abacate com branco, mescle com o amarelo limão e sombrei com o verde folha próximo a casca do abacate, deixando mais claro junto ao caroço. Para pintar o caroço use marrom e sépia para escurecer, para iluminar o carroço use siena natural e branco.
Pêssegos Faça o pêssego aplicando a cor amarelo canário no meio da fruta, sombrei com pêssego e purpura para dar profundidade na fruta, e use o branco para a luz. Para pintar a polpa do pêssego use a cor marfim, sombrei com amarelo pele e tiquinho de verde oliva próximo a casca; ilumine cm o branco próximo ao caroço. Pinte o caroço com cerâmica, sépia para escurecer e ocre ouro para iluminar.
Maças - Para pintar as maças passe o amarelo ouro no meio, cubra com vermelho tomate e escureça com purpura e vinho. Para a maça partida use a cor marfim na polpa e sombrei com siena natural, faça a cavidade aonde fica o caroço coim a cor mostarda e preto para o caroço, usar amarelo ouro, vermelho tomate e purpura para a casca.
Mamão - Para o mamão  mais verde use amarelo limão,amarelo ouro e verde musgo.Dê umas batidinhas com a ponta do pincel e a cor sépia na lateral do mamão. Sépia para o talinho. Para o mamão mais maduro use amarelo ouro, amarelo de cadimo e vermelho fogo. Sépia para as batidinhas na lateral e para o talinho. Para a fatia use as cores amarelo ouro, laranja e amarelo mais branco para iluminar; marque a cavidade das sementes com o sépia e faça as sementes com preto e branco.
Peras - Pinte as peras com branco no meio, cubra com amarelo limão, amarelo ouro, passe um pouco de verde musgo do lado direito da pera e puxe para o meio. Sombrei as peras com o caramelo e ilumine com o branco. Sépia e branco para os talinhos e fundo da pera. Para as pera aberta aplique a cor marfim e sombrei com tiquinho de amarelo ouro. Use sujeirinha de verde musgo próximo a cavidade dos caroços. Faça essa cavidade com sépia e os caroços com o preto. Use o branco para iluminar.
Para a casca use, amarelo ouro, caramelo e verde musgo.
Melancias - Para pintar a melancia aplique a cor rosa chá, e depois o vermelho tomate e o purpura, branco para dar luz, faça as sementinhas com as cores preto e branco. Para pintar a casca use o branco, verde musgo, verde oliva e verde pinheiro.
Laranjas - Pintar as laranjas com a cor marfim no meio da fruta e cobrir com o amarelo ouro e amarelo cadimo, sombrear com o laranja e o verde musgo nas partes mais verdes da fruta e escurecer alguns pontos como cerâmica. Para a fruta aberta usar marfim , amarelo limão, amarelo ouro e caramelo. Branco para os caroços.
Finalize a pintura de todas as frutas fazendo os miosótis distribuídos ao seu gosto em todo o motivo; para isto use as cores azul caribe e branco para as pétalas e amarelo ouro para os miolos.
Escreva os dias da semana com a cor azul marinho.

Os riscos que eu usei para esta semaninha.


risco dias da semaninha de frutasrisco semaninha de frutas para pintar

Para pintar em toalhinhas eu imprimi todas as frutas juntas em uma folha de sulfite, este é o tamanho ideal, para os dias imprima em meia folha de sulfite. Pra a semaninha normal em panos de copa imprima um motivo por folha.
Espero que tenham gostado da sugestão de hoje.
Abraços grande e fiquem com Deus.