domingo, 12 de fevereiro de 2012

Tempos da Quaresma....


 Tempos de viver a Quaresma e se preparar para a Páscoa Cristã.

 Pintura em tecido pano de copa com motivos eucarísticos.


Pintura em tecido pano de copa com uvas, pão , cálice e lírios.
Fundo - clareador + azul caribe bem esfumaçado.
Cálice - branco no meio, preencher toda a taça com o amarelo ouro sem cobrir o branco totalmente; sombrear com siena natural e caramelo, amarelo bebe para iluminar.
Folhas da uva - branco, verde oliva e verde pântano para as nervuras e contorno da folha, sépia para o galhinho e arabescos;para as Uvas  use a cor violeta cobalto, violeta, azul e tiquinho de preto para escurecer e lilás bebe para iluminar, branco para o ponto de luz.
Pão -usar o  marfim, sombrear com ocre ouro e escurecer com siena natural, usar o marrom para as partes mais escuras e para o batidinho na parte de baixo do pão, iluminar com branco.
Lírios - cobrir toda a flor com branco, espera secar um pouquinho e depois sombrear com azul caribe, iluminar com branco puro, usar o sépia para fazer o fundo da flor em forma de "U", e depois puxar os pistilos, fazer as sementinhas com o laranja.
Finalize esta pintura em tecido fazendo o chão  com clareador + sépia, iluminar com amarelo ouro.

Pano de copa com vela, uvas e trigo:
Pinte o  fundo  com o clareador  mais a cor violeta cobalto na parte superior do motivo e amarelo ouro na parte inferior bem esfumaçado.
Vela - branco sombreado com azul mar e iluminada com branco puro, chama em amarelo ouro sombrado com vermelho fogo, pavio com o sépia; para o clarão da vela usar o clareador  mais a cor amarelo canário, e contornar com amarelo cadimo, usar agripuff branco para o efeito de vela derretida.
Pinte as folhas  com as cores amarelo limão, verde oliva, siena natural, caramelo e branco, verde pântano para as nervuras e contornos da folha, sépia para o galhinho e ramas da parreira. Para pintar a uvas  use a cor violeta cobalto, violeta, e azul marinho para escurecer e lilás bebe para iluminar, branco para o ponto de luz.
Tigela - aplique o  branco no ponto mais claro da tigela, cubra todo o desenho com amarelo ouro, sombrear com siena, caramelo e cerâmica e tiquinho de marrom embaixo das uvas para escurecer bem as sombras. Finalize a pintura deste pano de copa fazendo o chão com o clareador  mais a cor verde pântano e sujeirinha de violeta cobalto bem esfumaçado.
Os riscos que eu usei.

Mais idéias de pinturas religiosas neste post  aqui  Semana Santa  e também  neste  Para a Igreja.
Muito obrigado a todos pelos comentários e visitas.
Um grande abraço e fiquem com Deus.