domingo, 20 de novembro de 2011

Tem cara de cozinha arrumada...

Semana temática Frutas

Pano de copa com Fruteira e barrado de croché.

pano de copa com pintura de fruteira transparente
Há uns anos atrás este risco era o sonho de consumo de todo mundo que aprendia a pintar.
Ele fica lindo na cozinha...infelizmente as fotos não ficaram muito boas, espero que vocês me desculpem..mas dá pra ter uma ideia da pintura pronta.

fruteira com frutas

Pintura em tecido - Pano de copa com pintura de fruteira. 

As cores desta pintura em tecido.
Fundo - clareador  mais a cor verde maça e violeta cobalto próximo as ameixas, tudo bem esfumaçado;
Folhas - verde oliva sombreado com verde pinheiro e verde pântano, na folha mais seca usei também o siena natural e o cerâmica, branco para iluminar.
Pera com a cor branca no meio, amarelo ouro em toda a pera, siena natural e caramelo para escurecer, branco para dar forma arredondada e verde musgo para o detalhe, sépia para o cabinho da fruta.
Maças - com a cor branca no meio, verde pistache no lugar do cabinho da maça, amarelo ouro em toda a fruta, sombrear com vermelho tomate, escurecer com o purpura, sépia para o cabinho, para a maça verde, usei o marfim no meio, amarelo limão, verde pistache em toda a fruta e sombreei com o verde o pinheiro, sépia para o fundinho da fruta.
Ameixas com o branco no meio, espere secar um pouquinho e cubra tudo com azul marinho, escurecer com preto e iluminar com azul celeste e branco, sépia para o talinho que segura as frutas.
Uvas  com a cor  vermelho tomate, sombreado com purpura, vinho para a profundidade, rosa chá para dar forma aos baguinhos e marfim para o ponto de luz, nas uvas mais perto do galho usar um tiquinho de verde pistache próximo de onde vai sair o talinho, sépia e branco para os talos.
Fruteira - Fundo dentro da fruteira, usar diluente com purpura, próximo as uvas, vinho e violeta cobalto e azul marinho próximo as ameixas, e depois de seco contornar a fruteira com azul caribe diluído usar o branco para a transparencia.
Finalize a pintura deste pano de copa fazendo o chão  com o clareador mais a cor siena natural e cerâmica, marfim para dar luz.
Obs - Só fiz fundo na parte inferior do risco, achei que já era muita informação na parte de cima, depois todas as folhas.
Pinte primeiro tudo que vai dentro da tigela , as frutas e depois faça o fundo dentro da tigela , não esqueça de fazer o reflexo das cores no vidro, até o chão tem reflexo de cor dentro do vidro, depois de seco passe o clareador na tigela e contorne com a cor do vidro, eu usei azul caribe diluído por que a pintura já tava bem escura, depois faça a tranparencia  com o branco e os pontos de luz;

pintura de frutas

Para ver um bom passo a passo de transparencia clica aqui Claudia de Genova
Esse foi o risco que eu usei:

risco de fruteira para pintura em tecido parte 1risco de fruteira para pintura em tecido parte 2